Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Vilamar Ponciano, 28ª (AC) - Analista Administrativo (FunSaúde CE - 2021)

Já conhece a história de sucesso de Vilamar Moreira Ponciano? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Vilamar Moreira Ponciano, tenho 35 anos e sou natural de Pentecoste-CE. Sou graduado em Gestão Pública (tecnólogo) e atualmente faço uma segunda graduação: Ciências Contábeis.

Minha história de concurseiro é, assim como a maioria, cheia de altos e baixos. Tudo começou em janeiro/2018. Sem emprego, sem dinheiro sobrando e, acreditem, sem tempo! Isso porque, embora não estivesse trabalhando formalmente, eu dava aulas de reforço escolar nas casas de meus alunos (de segunda a sábado), o que me tomava os turnos manhã e tarde. Ou seja, somente me restava o turno da noite para estudar, quando dava certo.

Em 2021, surgiu uma oportunidade de trabalho temporário por contrato na prefeitura de meu município. Fiz a seletiva, e obtive a primeira colocação para dois cargos: Orientador social e Vigia. Optei por vigia, pois me possibilitaria mais tempo para dedicar aos estudos. Fui lotado para trabalhar no matadouro (ou abatedouro) municipal.

Ainda em 2021, enquanto eu trabalhava como vigia, surgiu o concurso para Analista Administrativo da FUNSAÚDE, do Estado do Ceará, organizado pela FGV, aceitando graduação em qualquer área de formação. Achei que era uma ótima oportunidade, pois era um salário relativamente bom (R$ 5.000, na época) e havia muitas (30) vagas na Ampla Concorrência. Como eu tinha acabado de terminar minha graduação, resolvi prestar esse concurso.

Já que eu já tinha uma boa base teórica na maior parte dos assuntos, minha preparação foi basicamente resolver listas de questões que eu criava aqui no TEC. Por exemplo: eu montava uma lista das 30 questões mais recente da FGV sobre “trabalho em equipe” e a resolvia. Depois dissecava cada questão indo atrás da teoria que a fundamentada.

Em especial, quero relatar a disciplina de português. Eu não só buscava as questões mais recente, mas também as com dificuldade média e difícil, pois eu sabia que essa banca é casca grossa nessa disciplina.

Minha estratégia deu certo: fui aprovado (28o) e acertei 10 de 10 questões de português. Acredito que essa prova estava difícil, pois dos 250 primeiros colocados para meu cargo, somente 5 conseguiram essa façanha na disciplina (rs).

Fui nomeado, tomei posse, e não entrei em exercício. Isso porque após um tempo (em 2023), saiu um concurso para uma cidade vizinha a minha, para o cargo de Agente de Endemias. Como o deslocamento é menor, e o salário é maior, preferi poder trabalhar e morar na minha terra natal.

Hoje estou bastante satisfeito com meus resultados. Posso dá uma melhor condição de vida para minha família e tenho mais tempo para estudar, almejando projetos maiores.