Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Victor Lazo, 23ª - Analista Legislativo (CAM DEP - 2023) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Victor Mendes Montoya Lazo? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • TRF 2006 - Técnico administrativo 347º;
  • FNDE 2007 - Nível médio 1º;
  • MPU 2007 - Técnico Administrativo 441º;
  • Câmara dos Deputados 2023 - Analista Legislativo 23º.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Minha principal motivação foi meu pai, pois ele é servidor público desde 1996 e me orientou acerca da estabilidade e independência financeira, não pensei duas vezes e, assim que concluí o ensino médio, comecei a me dedicar para concursos públicos.
Tomei posse no meu primeiro cargo público em 2008, no FNDE, logo em novembro de 2008 tomei posse no Ministério Público, ainda em 2008 iniciei minha graduação em Direito, tendo concluído em 2013, em 2012 tentei o concurso do Senado Federal, mas bati na trave, em 2022 tentei novamente o Senado Federal e fiquei no quase novamente, mas em 2023 consegui compilar todos os meus erros e acertos durante essas jornadas e fui para a prova da Câmara no auge da minha preparação, isso não significa que fui com 100% do edital na cabeça, isso é impossível, mas estava confiante que dessa vez poderia dar certo.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Iniciei meus estudos ainda em 2006, quando recém havia concluído o ensino médio. Continuei estudando e realizando provas até o 2º semestre de 2007.
Nessa segunda fase de concurseiro, estudei para o Senado de setembro/22 a novembro/22 e continuei estudando em um ritmo muito fraco até sair o edital da Câmara, em julho de 2023, se não me falhe a memória.
Eu tive que conciliar a rotina de estudos com minha rotina de trabalho, além de dedicar atenção também ao meu filho, que tinha 1 ano e 4 meses na época.
Estudar em casa foi bem desafiador, mas mantive um ótimo ritmo durante os 2 primeiros meses de preparação, na reta final, aproximadamente 40 a 50 dias antes da prova, comecei a ir para a sala de estudos e lá ficava o dia inteiro, salvo quando precisava ir presencialmente ao trabalho, Durante esse período, usufruí o máximo de férias possível para melhorar minha preparação e excluí da minha vida todo tipo de distração, principalmente redes sociais e jogos, não digo que é impossível conciliar, mas eu nunca tive maturidade e disciplina para dosar de uma maneira saudável, então tive que ser radical.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A plataforma do TEC foi uma excelente aliada na minha preparação.
Eu criei inúmeros cadernos, os separando por tópicos e, dessa forma, conseguia dosar e entender onde estavam meus pontos fracos e meus pontos fortes, principalmente nas disciplinas que eu não tinha nenhum conhecimento prévio, assim, eu consegui fazer um estudo mais direcionado àquilo que poderia ser o diferencial para a minha aprovação.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Faça o necessário para ir em busca do seu sonho, pague o preço e evite a autossabotagem, em primeiro lugar, seja honesto consigo mesmo, pois o seu sucesso só depende de você.
Uma coisa que eu fiz e acho que funcionou bastante foi jamais postergar as outras atividades, incrivelmente, durante o meu período de preparação, foi quando eu fui mais disposto e produtivo no meu trabalho, eu não gostava de ficar com nenhuma pendência, então eu sempre resolvia tudo o mais rápido possível para poder estudar com a cabeça tranquila, sem ficar pensando em demandas pendentes.
Não busque fórmulas mágicas e encontre um método que funcione melhor para você, desde que te traga resultado, é claro.
Em último caso, procure ajuda a um profissional, mas seja muito crítico com todas as dicas e recomendações. Sempre questione tudo.
Persista!