Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Victor Correia, 9º (CN) - Analista Legislativo (SEN - 2022) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Victor Matheus Fonseca Correia ? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
O primeiro concurso que eu fui nomeado foi o da Secretaria de Educação para o cargo de Técnico de Gestão Educacional, na posição 94. Fui aprovado em 26º lugar no TRF da 1ª Região; em 69º, no TST; 25º, no Conselho Federal de Química; e em 30º, no IPHAN. Todos para o cargo de Analista Administrativo. E, recentemente, após o Senado, fui aprovado no concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Consultor Legislativo-área 8, por enquanto na posição 34 (ainda está em fase de recurso da prova discursiva).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Eu sou Victor Matheus Fonseca Correia, tenho 33 anos e nasci em Belém, PA. Quando eu tinha 11 anos, mudei para Brasília. Sou formado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Iesb e comecei a estudar pra concurso em 2016, pois sempre desejei um emprego que me recompensasse de acordo com a quantidade de trabalho que eu realizasse. Percebi que isso era algo difícil de ser alcançado no setor privado. Portanto, fazer um concurso público se tornou a opção mais adequada para atingir esse objetivo. Além disso, a estabilidade que o serviço público oferece é um benefício significativo. Saber que serei avaliado pelo meu desempenho e pelos meus resultados, sem estar sujeito aos caprichos de uma chefia, traz muita tranquilidade.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu comecei a estudar para concursos em 2016 para o concurso da Anvisa e organizei meu ciclo de estudos de forma estratégica, colocando as matérias mais desafiadoras para serem estudadas logo pela manhã, quando eu estava mais descansado. À noite, após o trabalho, reservava as matérias em que eu tinha mais domínio e facilidade. Meu tempo máximo de estudo diário era de 3 horas e meia, dividido em 2 horas pela manhã e 1 hora e meia à noite. A cada hora de estudo, dedicava-me a uma matéria diferente. Seguindo esse ritmo, eu conseguia abranger um pouco de todas as matérias do Senado a cada três dias. Além disso, a cada hora de estudo, fazia uma pausa de 15 minutos para descansar.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é a parte mais importante de todo o processo de estudo pra concursos, porquê é por meio dela que se descobre o jeito como a banca pensa e a forma como ela formula as questões. Isso vale tanto para as questões das provas objetivas quanto para as questões das provas discursivas. Eu conheci o TEC em 2020 estudando pras discursivas do concurso de analista do Conselho Federal de Química. E posso dizer com certeza que foi a ferramenta mais importante no processo de aprovação, pois quase todas as questões da plataforma são comentadas pelos professores, o que permite já ir estudando a teoria junto com a resolução das questões. Além disso, o TEC tem muitos filtros, que permitem refinar a montagem dos cadernos de questões, além de ter uma aba que avalia o desempenho do aluno na resolução de exercícios, o que os outros bancos de questões não têm. Posso dizer que o meu estudo mudou de patamar depois que eu conheci o TEC Concursos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
É um recado mais de ordem prática, estudem pelas questões da banca do seu concurso. E já entrem nesse processo sabendo que é um projeto de médio a longo prazo. Vão haver falhas e dias em que você não vai querer estudar, mas persista o tempo que for necessário e tenha fé na resolução das questões, pois é o caminho mais curto. Eu garanto que vai valer a pena.