Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Uitan Alves, 4º - Analista de Controle Externo (TCE-PE - 2017) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Uitan Alves? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Uitan Alves, sou Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Sergipe e me formei há pouco tempo em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Ocupo desde 2018 o cargo de Analista de Controle Externo do TCE/PE, para o qual fui aprovado na 4º colocação.

Me formei no início de 2014 e segui trabalhando na empresa em que estagiava. Após um tempo insatisfeito com minha função, comecei a procurar outras alternativas. Pedi demissão por uma oportunidade de trainee que acabou sendo cancelada. Era meados de 2015 e o mercado para engenheiros estava em decadência. Foi quando peguei o dinheiro que vinha juntando para uma grande viagem e resolvi voltar para casa de meus pais (trabalhava em outro estado) e entrar nesse mundo dos concursos públicos.

Não sabia nada sobre direito, sobre cargos públicos ou sobre a realidade dos concursos… não sabia sequer estudar de verdade (continuei sem saber por algum tempo ainda), mas já tinha começado e não ia parar até a aprovação. Me identifiquei muito com o controle externo, mas como já havia iniciado o estudo para RFB, assim permaneci até o final de janeiro de 2017, quando soube da autorização do concurso do TCE/PE.

Apesar de alguns percalços (tive problemas de saúde e fiz duas cirurgias em 2017 – perdi algum tempo em consultórios e hospital), nos meses que antecederam a prova do TCE eu estava muito focado (afinal, todos têm seus problemas e concurso não leva isso em consideração). Não estava trabalhando, então costumava estudar de 6 a 7 horas de domingo a domingo, com alguns momentos de descanso. No pós edital, o estudo aumentou para 8 a 10 horas e o descanso ficou bem mais raro.

Durante os pouco mais de 2 anos de estudo, cometi muitos erros, mas me mantive sempre disciplinado. Eu senti que o "jogo virou" no meu nível quando iniciei um planejamento com mais horas dedicadas a revisões e à resolução de questões. O concurseiro não tem só que aprender o conteúdo, tem que aprender a fazer prova! É aqui que entra o TEC Concursos. Sem dúvidas, o TEC foi uma ferramenta fundamental para as minhas aprovações. Grande quantidade de questões, praticidade na montagem de cadernos e simulados, estatísticas, comentários colaborativos e de professores, enfim... Foram milhares e milhares de questões e muito tempo logado aqui (inclusive nas inúmeras horas de espera pelas consultas e exames).

Hoje, há 6 anos no TCE/PE, feliz e realizado no trabalho, vejo como todo o esforço valeu a pena. Neste período, houve também as convocações para Analista de Julgamento do TCE/PE, Auditor de Controle Externo do TCE/PB, Analista Judiciário do TJ/PE e Analista de Gestão Previdenciária da FUNAPE. Ainda que não tenha assumido nenhum desses cargos, o nome no Diário Oficial vai sempre mexer com o concurseiro. É a recompensa por todo o esforço e dedicação.

Se puder deixar um recado para os que estão na luta, saibam que não é um percurso fácil, mas a conquista paga o preço. Sei que esses depoimentos servem para motivar, mas desejo, acima de tudo, determinação e disciplina! Façam o que tem que ser feito todo dia!