Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Túlio Tenório, 10ª (AC) - Analista Legislativo (CAM DEP - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Túlio Tenório? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • 15º lugar - Concurso CEF Técnico Bancário Novo (CEF)/2014 – Administrativa (AC) – [nomeado];
  • 5º lugar - Concurso UFPE Contador (UFPE)/2017 (AC) – [nomeado];
  • 2º lugar - Concurso TJ PE Analista Judiciário (TJ PE)/2017 - Contador - Apoio Especializado (AC) – [nomeado];
  • 29º lugar - Concurso TRT 13 Analista Judiciário (TRT 13ª Região)/2022 - Contabilidade – Administrativo (AC);
  • 10º lugar - Concurso CAM DEP Analista Legislativo (CAM DEP)/2023 – Contador (AC) – [nomeado];
  • 21º lugar - Concurso STN Auditor Federal de Finanças e Controle (STN)/2024 – Contábil (AC).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (conclusão em 2014.2). Desde o ingresso na faculdade, comecei a entender que o mundo de concurso apresentava muitas oportunidades na área contábil. Porém, durante o curso tive aversão ao conteúdo ensinado em Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP). Assim, resolvi seguir na área bancária, como sonho inicial em trabalhar no BACEN. Com minha primeira aprovação na Caixa Econômica, local que trabalhei por 4 anos, pude experimentar a vivência na área e vi que aquilo não era pra mim, no longo prazo, para crescer, você tem que bater metas semelhantes aos bancos privados, e fui perdendo saúde mental e física. Então, em 2016, resolvi enfrentar o “medo” de CASP e iniciei minha jornada na Contabilidade Pública. Tive minhas primeiras aprovações na área já em 2017, como Contador da UFPE (nomeado em 2018) e Contador do TJPE (nomeado em 2019). Hoje me considero um apaixonado pela CASP e AFO, atuando de forma integral na área.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo para concursos desde 2014, com intervalos longos entre os períodos de foco. Voltei a estudar apenas em 2016 para a área contábil, parando novamente em 2018 para iniciar um mestrado em ciências contábeis. Somente em 2022, após finalização do mestrado e nascimento de meu filho, consigui retornar aos estudos com foco na área de controle e contábil. Acredito que se somar todos os anos realmente dedicados ao estudo de concurso em minha trajetória profissional, daria em torno de 3 a 4 anos de foco.

Em relação a quantidade de horas de estudo, nunca tive a oportunidade de apenas estudar. Assim, sempre tive que conciliar o trabalho com o estudo para concurso, além da vida pessoal e cuidado com o filho. Para o TJPE e UFPE, estudava cerca de 4 horas por dia, durante 1 ano.

Em minha aprovação mais recente, para o cargo de contador da câmara dos deputados (dez-2023), estudei durante todo o ano de 2023, com foco inicialmente para a STN, e, após publicação do edital, foquei total na câmara dos deputados. Estudava em torno de 4,5h, divididas em 3 ciclos de 1,5h.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Questões são essenciais para qualquer aprovação! Sempre me preparei com base nas provas anteriores das bancas. Com as ferramentas atuais, é possível utilizar filtros que permitem você fazer as questões certas que melhoram a qualidade de sua aprovação.

Inicialmente, utilizava outra ferramenta para a resolução de questões. Porém, ao conhecer o TEC e seus cadernos em série, minha preparação alavancou. Ao mirar em concursos de alto nível de competitividade, não dá pra ficar somente nas questões dos PDFs, tem que complementar.

Cheguei a fazer no meu auge em torno de 2.000 questões por mês, porém é algo altamente desgastante. Acredito que uma resolução de 1.000 a 1.500 por mês com revisões pontuais alternadas seja a melhor estratégia para quem já está em um nível avançado e basicamente revisando.

Agradeço a toda a equipe do TEC pelo empenho em construir a melhor ferramenta para a realização de questões que existe hoje no mercado.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Algo no mundo dos concursos é certo: o preço a pagar é alto! Os desafios são imensos, principalmente para quem tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas a recompensa para você e toda a sua família é muito superior ao preço a pagar.

Especificamente aos pais concurseiros, digo que a tarefa é difícil, mas não impossível. Se tudo estiver alinhado com sua esposa (ou marido), ter um filho é uma motivação que não pode ser explicada. A procrastinação para um pai concurseiro praticamente é inexistente, pois todo o seu resumido tempo livre é dedicado para o futuro de sua família!