Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Thúlio Vette, 1ª (AC) - Auditor Fiscal (Pref Cach Itapemirim - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Thúlio de Vette? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Até o presente momento minha única aprovação foi a de Auditor Fiscal de Obras - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES. 


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia Eletrônica pelo CEFET-RJ, MBA Executivo em Gestão de Projetos e MBA Executivo em Gestão Comercial. Me formei em 2019 e trabalhei por 5 anos no setor privado como analista/engenheiro no setor de automação predial e posteriormente no setor de automação industrial, focado principalmente na instrumentação e automação de usinas hidrelétricas, mineradoras e barragens. No início de 2024 soube da oportunidade de realizar o concurso e na época tive cerca de 3 meses para estudar. Minha motivação inicial foi a necessidade de querer me mudar da cidade do Rio de Janeiro e também mudar de estado, no caso, para o Espírito Santo. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Não estudava para concursos antes e nunca havia tido experiências com a realização de provas que não fossem as da faculdade. Quando soube do concurso, vi que as atribuições do cargo se assemelhavam ao trabalho que eu desempenhava no setor privado, então, optei por realizar o exame com cerca de 3 meses de antecedência. Foi muito intenso e oneroso estudar dessa forma, pois, estudava cerca de 8 a 10 horas por dia, uma vez que não estava trabalhando naquela época. Pesquisei bastante sobre diferentes metodologias de estudo e vi que a que mais me agregaria num curto prazo era a resolução massiva de questões, conjuntamente de um ciclo de estudos bem definido. Então, como eu tive que estudar a teoria e a resolução de questões simultaneamente, dividi o meu ciclo entre teoria e resolução dos cadernos de questões. Boa parte da teoria eu estudava através das questões comentadas, o que me economizou muito tempo. 


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Somente com a resolução massiva de questões é possível reter conteúdo sem a necessidade de video aulas e resumos extensos que nunca mais serão lidos. Minha metodologia foi: estudo dos tópicos de maior incidência de acordo com a banca, teoria e caderno de questões. Depois disso, fazia o ciclo de estudo dividindo a quantidade de horas por matéria de acordo com o tempo total que tinha livre por dia. Caso fosse necessário rever algum ponto, fazia a revisão através dos cadernos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Para você que está na dúvida se vale a pena batalhar tanto para entrar para o setor público, a resposta é sim: vale muito a pena. Canalizem a energia de vocês, invista no tec, encontre uma metodologia que faça sentido pra você, não tenha medo de errar questões enquanto estiver em treinamento, pois, a hora de errar é agora! No dia da prova será somente você, sua caneta e seu sonho, então, busque simular o dia da prova o máximo que der! E claro, isso só será possível com a resolução massiva dos cadernos de questões do TEC.