Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Thaís Girão, 8ª (Feminino) - Segundo-Tenente - Oficial Complementar - Psicólogo (PM CE)

Já conhece a história de sucesso de Thaís de Castro Girão? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Sou formada em Psicologia e sempre gostei da minha área, mas os baixos salários da iniciativa privada e a instabilidade da clínica me desmotivavam bastante. Os estudos para concursos públicos na área da Psicologia foram a solução lógica que eu encontrei para ter estabilidade, boa remuneração e ainda atuar com o que eu gosto.


Assim, no final de 2019, eu comecei a dar meus primeiros passos nesse mundo dos concursos. Eu acredito que esse começo foi extremamente equivocado, pois eu só consumia conteúdo durante horas e não revisava, nem fazia questões. Além disso, eu vivia sob pressão e desespero porque achava que eu tinha obrigação de passar logo. Quando veio a pandemia, eu tive que dar uma pausa para me reorganizar, pois dois concursos que eu faria acabaram sendo suspensos. Esse período de tempo sem provas foi fundamental para que eu saísse da energia do desespero e entendesse que concurso público não é projeto de curto prazo. Dessa forma, eu comecei a estudar menos horas por dia, mas isso fez com que eu conseguisse manter a constância até o dia da minha primeira aprovação dentro das vagas - que foi no concurso da Funsaúde-CE, em outubro de 2021. Dois meses depois, veio o 3º lugar na ALECE, que apesar de ser cadastro de reserva, foi uma importante vitória para mim (esse foi um dos concursos que tinham sido suspensos lá no começo da pandemia). Finalmente, em março de 2022 veio a prova da PM-CE para Oficiais da área da Saúde e eu, que fui fazer essa prova de forma muito despretensiosa, fiquei bem surpresa quando vi que tinha ido bem. Mas acredito que é isso: a sorte encontra aqueles que estão bem preparados.


O que posso dizer para outros concurseiros da área,  é que como vocês sabem, a Psicologia é uma área enorme, com muitos autores e teorias. Então, se você não tem um direcionamento, você acaba colocando energia em assuntos que são desnecessários e deixa de revisar e se aprofundar no que, de fato, cai nas provas de concurso. E, para mim, a resolução de questões é o jeito mais eficiente de entender como as bancas cobram os assuntos da Psicologia. Nesse sentido, o TEC foi um ponto de virada nos meus estudos. Eu vejo que ele me ajudou muito através dos comentários dos professores, das estatísticas, dos gráficos, etc. Por isso, sou verdadeiramente grata ao TEC.


Para finalizar acho importante reforçar que não existe fórmula mágica. O básico, se feito com constância e bem feito, é capaz de fazer coisas incríveis. Tenha paciência, faça questões, confie no seu processo e todo o fruto da tua dedicação há de vir em algum momento.