Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Talita Garcia, 7ª - Técnico de Arrecadação de Tributos Estaduais (SEFAZ AM)

Já conhece a história de sucesso de Talita Ferreira Gomes Garcia? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá colegas concurseiros, primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Talita Ferreira Gomes Garcia, sou natural de Salvador-BA, tenho 37 anos, sou mãe de um príncipe de 10 anos e sou formada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
    
   Fui aprovada recentemente para o cargo de Técnico de Arrecadação de Tributos Estaduais (TATE) da Sefaz/AM em 7º lugar (AC), concurso realizado em 08 de maio de 2022.

   Decidi estudar para concursos públicos após perceber que a iniciativa privada jamais me traria a estabilidade profissional que eu almejada para poder planejar minha vida com tranquilidade. Prestar concursos públicos era um sonho desde que formei, porém após a minha formatura, em janeiro de 2008, ainda trabalhei durante 7 anos como Engenheira Química em 2 grandes Empresas do ramo. No entanto, o estilo de vida e de trabalho que eu estava tendo não me agradavam muito e então, após uma demissão, eu decidi que me dedicaria aos estudos para concursos públicos de vez.


O início dos meus estudos para concursos data do ano de 2014 (lá se vão 8 anos nessa vida...rs) e como todos que almejam ser Auditor Fiscal, comecei estudando com foco na Receita Federal. Na época, sem muitas informações, acabei fazendo um curso tele presencial (LFG - acho que não existe mais) e após conhecer alguns concurseiros mais experientes, eles me indicaram alguns cursos preparatórios on-line, uma consultoria também on-line e o site do TEC Concursos. Desde então o TEC me acompanha nessa jornada concurseira. Porém, durante esse tempo de estudos, tive vários altos e baixos nos estudos, períodos de pausas por motivos pessoais, não consegui manter uma constância A escassez de concursos da área fiscal da época também contribuiu para isso. Naquela época, não queria ir muito longe para fazer provas e acabei deixando boas oportunidades passarem. Nos meus períodos de estudos constantes, tentava manter uma média de 30h a 35h semanais de estudos, porém de 2014 a 2017 eu não cronometrava as horas líquidas de estudos, apenas tentava cumprir meu cronograma semanal. Em setembro de 2017 prestei a prova de Auditor de Controle Externo do TCE/PE, concurso no qual fiquei classificada em 100º (CR). Despois dessa prova, por motivos pessoais, não consegui continuar os estudos e então dei uma grande pausa, passei 9 meses sem estudar direito. Retornei em julho de 2018 e comecei a cronometrar as horas líquidas por um aplicativo (Aprovado - Muito conhecido dos concurseiros) e desde então foram exatas 3.814 horas e 14 minutos de estudos até a prova da Sefaz AM.


A resolução de questões foi um divisor de águas nos meus estudos. Através delas, pude identificar padrões de cobranças das diferentes bancas organizadoras de concursos e treinar bastante. Após estudar a teoria de praticamente todas as matérias, meus estudos se resumiram a resolver milhares de questões das diversas bancas de concursos e isso elevou meu nível de preparação para outro patamar. Não consigo imaginar que a minha aprovação pudesse acontecer caso não tivesse focado na resolução de inúmeras questões de concursos anteriores, e para isso, a plataforma do TEC foi fundamental. Nesse ponto, o TEC é infinitamente superior às demais plataformas do mercado, e falo isso sem nenhum interesse mesmo. Quem ainda não conhece ou não utiliza o TEC está anos-luz atrás dos concorrentes que utilizam. Posso afirmar que, atualmente, todo concurseiro de alto nível utiliza o TEC. Apenas para exemplificar, de julho de 2018 até maio de 2022 (quase 4 anos), foram quase 100.000 (cem mil) questões resolvidas por mim no TEC, do início do ano até a prova da Sefaz AM (período de 02/01/22 a 07/05/22 - 4 meses) eu resolvi mais de 12.000 (doze mil) questões no TEC.


A título de exemplo, deixa aqui abaixo os principais concursos prestados por mim e os respectivos resultados:

  •    1. Auditor TEC/PE (2017): Classificada em 100 (CR)
  •    2. Auditor Sefaz/GO (2018): Não classifiquei
  •    3. Auditor Sefaz/RS (2019): Classifiquei - longe das vagas
  •    4. Auditor Sefaz/BA (2019): Fiquei na posição 161, porém o CR foi limitado
  •    5. Auditor Sefaz/DF (2020): Não classifiquei para a 2ª fase (discursivas)
  •    6. Auditor Sefaz/AL (2020): Não classifiquei para correção das discursivas
  •    7. Agente PF (2021): Não classifiquei para correção das discursivas
  •    8. Auditor Sefaz/CE (2021): Não classifiquei para correção das discursivas
  •    9. Auditor Sefaz/RR (2021): Classifiquei - longe das vagas
  •    10. Auditor SEFA/PA (2022): Fiquei fora do cadastro de reserva (CR) por critério de desempate (essa foi sem dúvidas a derrota mais doída)
  •    11. Técnico de Arrecadação Sefaz/AM: Aprovada em 7º lugar.


Por fim, queria deixar um recado especial para todos que ainda estão nessa batalha. Não desistam dos seus sonhos!! Por mais difícil que pareça o caminho, a vitória é certa para aqueles que não desistem. A sensação de ver seu nome na lista dos aprovados é única e faz tudo ter valido a pena. Todas as renúncias, abdicações, medos, inseguranças, derrotas, lutas diárias, enfim, todas as dificuldades ficam pequenas diante da aprovação. Não permitam que ninguém diga a vocês que não são capazes! Lutem, lutem até o fim!