Olá, Pessoal do TEC Concursos! Pra mim, é uma honra poder dar esse depoimento.
A caminhada no mundo dos concursos, definitivamente, não é fácil, mas, ao conseguir nossos objetivos, é satisfatória.
Lógico que, antes da aprovação, passamos por momentos de dúvida, mas não podemos desistir. Essa palavra não pode estar no dicionário do concurseiro.
Para que a caminhada seja um pouco menos difícil, devemos encarar o estudo como uma caminhada, aproveitar o percurso e seguir firme no propósito.
O estudo para concurso, antes de tudo, é um ato de FÉ. É tudo muito incerto, mas temos que confiar e fazer a nossa parte. É muito difícil, nessa caminhada, manter-se motivado, por isso devemos ser DISCIPLINADO. Acho que essa é uma palavra-chave para quem está na busca do cargo público.
1) Quais são suas aprovações (cargos e colocações) ?
Por enquanto, são MUITAS reprovações e poucas aprovações, mas espero, em breve, aumentar o número de aprovações e nomeações.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou graduado em Engenharia Civil (UFPE - Campus Caruaru) e Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (UFPE - Campus Caruaru).
Quando me formei, já sabia que não queria continuar na área, mas só depois de entrar no Mestrado foi que comecei a estudar para concursos.
Já conhecia alguns aprovados e sempre falavam pra que eu estudasse. A partir disso, peguei firme nos estudos. Uma outra coisa que me levou aos estudos foi a falta de oportunidade na área de formação e o quão difícil estava em arrumar um emprego. Mandava currículos, mas todos sem respostas. Até que, um dia, decidi não passar mais por isso.
Minha caminhada começou em meados de Janeiro de 2021 e sigo até hoje. A caminhada é longa, cansativa, mas com disciplina, sei que vou conquistar a minha próxima aprovação.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei em Janeiro de 2021, na pandemia do COVID-2019, e continuo estudando até hoje. Já conquistei algumas aprovações e nomeações, mas sigo na busca de outras aprovações.
Hoje, minha rotina de estudos, gira em média de 04:00 a 05:00 horas de estudo diárias. Começo às 05h30 da manhã e vou até às 07h30. É importante o estudo antes do trabalho. O estudo tem que estar em primeiro lugar. E também, caso você deixe pra estudar só após o trabalho, você pode estar mais cansado e por vezes, chateado com o seu dia. Isso, sem você perceber, pode impactar muito no seu estudo diário.
Ao voltar do trabalho, retorno aos estudos às 18h00 e vou até às 20h00. Nesse momento, vou à academia. É muito importante fazer exercícios físicos. Não negligenciem essa parte.
Quando retorno da academia, eu me esforço pra estudar por mais uma hora, mas nem sempre consigo, principalmente quando já estamos chegando ao final da semana. Aos sábados e domingos, procuro estudar umas 4 horas por dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Bom, no estudo pra concurso, não tem jeito, temos que fazer questões. É assim que simulamos o dia da prova. É com as questões que vamos saber como a banca do concurso costuma cobrar aquela matéria e aquele assunto. Não existe estudo para concurso sem a resolução de questões.
Com a resolução de questões treinamos o nosso tempo por questão e, uma coisa importante, perdemos o medo de errar questões, pois o momento de errar é enquanto estudamos. O erro da questão no estudo, pode ser o acerto da questão na prova. Por isso, é importante fazer e estudar a questão.
E, para isso, ter um sistema de questões é fundamental. É nesse momento que entra o TEC Concursos. A plataforma é bem simples de usar, podemos ver a quantidade de questões por tópico, saber qual assunto é mais cobrado. Os comentários dos professores são sempre bem elaborados e ainda você pode ver a teoria do assunto na própria plataforma. Além disso, o Fórum ajuda demais. Os colegas sempre fazem comentários assertivos.
A partir dos comentários do fórum e do professor, você pode entender melhor a questão, pode elaborar e melhorar seus resumos, construir seus cards e ter um ótimo material de revisão.
Diga-se de passagem, que fazer questões é um dos melhores métodos de revisão.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Por fim, gostaria de dizer que aqueles que ainda não conseguiram a aprovação, que não desistam. Sigam firme no propósito, porque vale muito a pena.
Tem uma frase que repito muito pra mim: "Faça o seu possível e Deus fará o impossível". Então, estudem, se dediquem, levem a sério, porque tudo que vocês plantarem, vocês vão colher!
Tenham fé, paciência, porque a aprovação e a nomeação chegará.
Bons estudos!