Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Sérgio Pimenta, 141º - AFRE - Auditoria e Fiscalização (SEF MG)

Já conhece a história de sucesso de Sérgio Pimenta? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Fala, pessoal, meu nome é Sérgio Pimenta, sou natural do Rio de Janeiro, formado em Contabilidade. Atualmente ocupo o cargo de Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), e recentemente fui aprovado dentro das vagas (em lista preliminar) para o cargo de Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, ampla concorrência, Auditoria e Fiscalização.


Decidi estudar para concursos na tentativa de mudar a realidade que vivia. Era militar do Exército Brasileiro e a rotina, a cada dia, ficava mais pesada. Apesar de gostar muito da atividade que eu desempenhava (fazia parte da Brigada de Infantaria Paraquedista), via que o meu crescimento, profissional e financeiro, ficaria limitado aquém do que eu sonhava.


Nessa minha empreitada, conheci o TEC Concursos desde 2015, por meio da LS Concursos, consultoria que me acompanhou a partir daquele ano, quando comecei meus estudos para o TCMRJ. Desde então, o TEC sempre se mostrou ser uma das melhores ferramentas para alavancar o aprendizado. Não há aprovação em concurso sem a realização de milhares e milhares de questões. E nesse aspecto é que entra o TEC.


No início, estudava em torno de 3 horas por dia. Estudava todos os dias após o trabalho. Na minha vida de concurseiro, tive algumas aprovações e muitas reprovações/não classificações. Muito antes de estudar para concursos da área civil em 2015, fui aprovado, em 2004, para Aprendiz de Marinheiro. Fiquei de 2005 a 2008 na Marinha. Em 2006 fiz duas provas para a Escola de Sargentos das Armas (ESsA), não tendo obtido êxito nas duas tentativas. Em 2007 fui aprovado e, em 2008, estava fazendo o curso de formação de sargentos. Formei-me sargento em 2009. Exerci a nobre missão como militar até novembro de 2015.


Entre 2005 a 2015, fiz diversos concursos. Todavia, nunca tive um direcionamento de estudos que me possibilitasse a aprovação. Fui reprovado na ANAC (2006), MAPA (2006), dois concursos para Oficial da Marinha (2010), um concurso para oficial do Exército (2014), SERPRO, Polícia Civil do Rio de Janeiro (2014), Polícia Civil do DF (2015), Fiscal de Posturas de Niterói (2015).


Somente em 2015 é que comecei a estudar de forma mais profissional, quando então passei a ter o estudo com a principal atividade da minha vida. Logo em 2015 passei em 13º para Inspetor de Segurança da CMRJ (fui nomeado em 2018, mas não assumi). Deixei a carreira no Exército no final de 2015 para me dedicar exclusivamente ao concurso do TCMRJ, que abriria em 2016.


Em dezembro de 2015 saiu o edital para auxiliar de fiscalização da Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR). Não era o meu foco, mas como eu estava na “chuva” fiz o concurso. Fui aprovado em 4º lugar. Fui nomeado em 2016 e exerci a função por um ano.


Em 2018 fui aprovado em 17º lugar para o Técnico de Controle Externo do TCMRJ, concurso tão sonhado naquele momento. Fui nomeado nesse órgão em 2017. Nesse mesmo ano, fiz o concurso de Analista Judiciário do TRF, Contador, fiquei em 28º lugar, mas não fui nomeado. Já exercendo o cargo no TCMRJ, fiz a prova para auditor do TCE RJ em 2021, mas não obtive êxito.


Em 2018 migrei para a área fiscal. Fiz a prova para Auditor da SEFAZ RS no início de 2019, fiquei em 183º na classificação geral. Deixei meu nome na lista de aprovados, embora eu acreditasse que nunca seria chamado, já que aram apenas 40 vagas, fui nomeado em 2023, mas por diversas questões, achei melhor não assumir. Fiz a prova para Auditor do ISS Campinas no final de 2019 e fiquei na 93ª posição. Não fui nomeado, uma vez que eram apenas duas vagas.


Fiquei reprovado, em 2021, na SEFAZ Ceará e na SEFAZ ES para o cargo de auditor. Mas segui estudando e, juntamente com minha esposa, Beatriz, fui ajustando e corrigindo os meus erros. Apesar das pancadas que eu estava tomando nessas provas, sabia que estava no caminho. Desistir não era uma opção para mim, já que o caminho percorrido me mostrava que se eu voltasse, seria tempo de vida jogado fora, além dos investimentos em material e saúde, que havia feito até ali, teriam sido em vão.


Segui estudando firme e fui aprovado para Auditor do ISS BH em 2022, 80ª. Fui aprovado em 5º lugar para Consultor da SEFAZ ES neste mesmo ano (fui nomeado em 2023 e declinei do cargo).


Entrei no pós-edital para Auditor da SEF MG, com a LS. Foram nove meses de pós edital, entre fases objetiva  e discursiva. O cansaço foi o ponto mais desafiador neste concurso. Vi muitos colegas desistirem ou migrarem para outros concursos durante esses meses. Depois de muita luta, fui aprovado, na lista preliminar, dentro das vagas para este concurso. Neste momento, vejo um sonho sendo realizado. Ainda, entre a prova objetiva e discursiva da SEFMG, fiz a prova para auditor do TCE ES e fui aprovado em 20º (antes da avaliação dos títulos).


Posso dizer, com propriedade, que o fio condutor de todo meu processo de estudos foi a resolução de muitas e muitas questões, initerruptamente. Não há aprovação sem resolução de questões. Afinal, a prova é um compilado de questões. O treino com questões reproduz, de maneira quase fiel, o dia do jogo. Na minha caminhada com o TEC, desde 2015, resolvi mais de cem mil questões. Faz parte do processo.


Mas não posso terminar esse relato sem dizer que o comentário dos alunos do TEC é que aperfeiçoa o processo. Muitas vezes utilizei os comentários como forma de resumo ou até mesmo para entender um ponto da disciplina que não havia ficado claro. Sempre deixei minha curtida em cada comentário que eu lia, era uma forma de “remunerar” o aluno que havia colaborado com o seu tempo e com o seu conhecimento para ajudar os outros que ali estavam. Deixo meu muito obrigado a todos os nossos colegas que são alunos do TEC, sem sombra de dúvidas, vocês foram fundamentais nesse processo que vivi por anos. Muito obrigado! Vocês são parte de toda a minha base.


Tenho que agradecer a DEUS, antes de tudo, pois diversas vezes me peguei pensando se valeria todo o esforço. Sempre fui respondido de forma clara por ele. Não tinha dúvidas de que era para manter o foco e seguir acreditando na promessa que ele havia me feito.


Quero agradecer à minha esposa, Beatriz Boscardini, que mesmo passando em todos os concursos da área fiscal que ela fez, também estudando com o TEC, ao todo foram cinco (SEFAZ CEARÁ - 2º lugar, SEFAZ ES 13º, SEFAZ RS 40º, ISS CAMPINAS 16º E ISS BH 23º), nunca pensou e desistir de me acompanhar nos estudos. Sempre sentou comigo, incontáveis horas, fins de semana trancados em casa, para estudar. Sempre foi minha parceira de responsabilização. Sempre mesmo! Deixo meu muito obrigado! Minha parceira de vida!


Agradecer aos meus pais e à minha irmã por serem alegria na minha vida. Meus pais, sempre vibrando com todas as minhas escolhas. Minha mãe sempre rezando para tudo o que eu fazia. Minha irmã, sempre muito certeira nos comentários, sempre acreditando que a minha aprovação para Auditor era questão de tempo. Sem sombra de dúvidas, sempre senti a energia positiva que vinha deles. Meus pais, muito obrigado!


Meus sogros, que fizeram parte dessa história com muita vibração e acreditando em mim! Minha eterna sogrinha, Maria Aparecida Boscardini Bastos, que deixou a vida de Nossa Senhora de Aparecida bem agitada (risos), com muitos pedidos de direcionamento para meus concursos. Sempre pedindo aos santinhos muita luz na minha vida de concurseiro. Tenho certeza que o desejo e a fé da minha sogrinha foram indispensáveis para que eu seguisse firme no propósito! Meus sogros, deixo meu eterno obrigado!


Agradeço à minha Consultoria de estudos, LS, (que é parceira do TEC) pelo direcionamento e assertividade em todas as ocasiões.


Aos meus amigos pessoais, quero agradecer a compreensão da minha constante ausência! Posso contar nos dedos da mão do Lula quantos amigos de verdade ainda tenho! Faz parte do processo! Peço desculpas pelos inúmeros aniversários que deixei de ir! Saibam que você são amigos do peito! Quem são sabem! Rsrs Muito obrigado!


Ao TEC, quero agradecer, de coração, por ser essa plataforma incrível e que permite que alcancemos nossos sonhos. Vocês fazem toda a diferença na vida de nós concurseiros!


Aos nossos amigos que continuam na luta, quero dizer que a mágica acontece. Só precisamos seguir no processo, ajustando os rumos necessários para avançar com solidez. Tenham fé e saibam que é só questão de tempo. Não tem jeito, uma hora a banca “dá mole” pra gente e conseguimos entrar pela tão sonhada porta da aprovação. Tenham confiança no processo e usem e abusem do TEC! Muito obrigado, amigos concurseiros! Estou às ordens! Instagam: @pimentaspl.


Obrigado!