Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Sergio Filho, 2ª - Consultor Legislativo (SEN - 2022) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Sergio Machado Filho? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Eu sou o professor Sergio Machado, professor de direito financeiro, direito administrativo e controle externo.
Sou Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Assessoramento em Orçamentos (aprovado no concurso de 2022).
Já fui Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por quase 5 anos.
Também já fui aprovado em outros concursos: Agente de Fiscalização e Agente de Fiscalização – Administração do TCE-SP, Analista de Controle Externo do TCE-PE, auditor júnior da Transpetro, AJAA do TRT-7, técnico e AJAA do TRF-5.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Tenho três graduações (Administração, Comércio Exterior e Administração Internacional) e duas pós-graduações (direito tributário e BI/Big Data).
Decidi estudar por influência de meus pais, pela atratividade do salário e pela carga horária de trabalho. Além disso, fui bom aluno na escola, então imaginei que poderia dar certo.
Após quase 5 anos no cargo de Auditor de Controle Externo, no TCE-PB, achei que tinha me “aposentado” dos concursos. Mas, principalmente por questões familiares, decidi estudar para o Senado Federal. E deu certo!


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Na minha primeira jornada de concurseiro (2015 – 2018), eu “só estudava”. Portanto, conseguia fazer cerca de 6 a 7 horas líquidas de estudo por dia. No pós-edital, eu dava intensificada.
Na minha segunda jornada de concurseiro (2022), eu já era servidor, tinha uma família, e tinha um casamento para organizar. Consegui tirar folgas e férias para ter mais tempo para estudar e contei com a ajuda imensurável da minha esposa, que fez de tudo para que eu pudesse me concentrar apenas em estudar. Foram 4 meses de estudo, que resultaram na minha aprovação para Consultor de Orçamento do Senado Federal. Poucos dias após a prova, foi o nosso casamento. Foi muito bom!


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Fundamental. Estudava muito por questões, em especial na minha segunda jornada, pois já tinha certo domínio da teoria. Questões também eram fundamentais nas minhas revisões. Utilizei o Tec nas minhas duas jornadas e sempre recomendo aos meus alunos e conhecidos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
“Todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer”
. E “nada do que vale a pena vem de graça”.
Portanto, se você quer ser aprovado num concurso, você tem que pagar o preço. Mas saiba que vale a pena. E se vale a pena, você tem que ir lá buscar, porque ninguém vai te oferecer algo bom assim de graça.