Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Sebastião Pereira, 1º (CN) CE - Macrorregião 11 - Microrregião 027 - Escriturário - Agente Comercial (Banco do Brasil)

Já conhece a história de sucesso de Sebastião Renan Duarte Pereira? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Antes de qualquer coisa eu gostaria de me apresentar.  Eu me chamo Renan, tenho 24 anos, fui nascido e criado no município de Santana do Cariri no estado do Ceará. 


A minha trajetória no mundo dos concursos teve início no ano de 2021 e a minha primeira aprovação veio em 2022 no concurso do IBGE para atuar no Censo Demográfico 2022 exercendo a função de Agente Censitário Municipal. Tomei posse e trabalhei lá durante 7 meses até terminar o meu contrato. Após sair do IBGE voltei aos estudos e não parei até ser aprovado no concurso do Banco do Brasil em 2023.


Sou Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA e decidi estudar para concursos públicos por não ver muitas oportunidades para a minha área na região onde moro. Aqui os concursos já são bem difíceis de acontecer e  raramente há vagas na área da minha formação acadêmica. Diante disso, resolvi focar nos estudos e buscar a estabilidade e a tranquilidade que o cargo público possibilita. Venho de uma família humilde, sempre estudei em escola pública e me formei numa universidade pública. No início é bem difícil,  mas depois de pegar o ritmo as coisas vão melhorando aos poucos.


Estudei para concursos durante dois anos, no momento dei uma pausa pra descansar e me adaptar ao trabalho. Durante minha jornada de concurseiro cheguei a estudar mais de 8 horas líquidas por dias, mas não recomendo que isso seja feito durante muito tempo por se tornar cansativo com o tempo. Creio que o importante é buscar um equilíbrio entre o tempo e a qualidade do estudo. Não importa se serão 2, 3, 4 ou 8 horas, o importante é ter manter a constância e a qualidade. 


Antes de ser aprovado eu prestei o concurso do BB em 2021, no entanto, por ser minha primeira prova eu cometi vários erros que pude corrigir na seleção de 2023. O primeiro desses erros foi tentar “bater” o edital a todo o custo. Eu acreditava que assim conseguiria ir bem na prova... Outro erro que cometi foi não praticar resolvendo questões, pois eu achava que estaria perdendo tempo resolvendo questões ao invés de ler teoria e finalizar mais um PDF. O resultado disso foi uma nota insuficiente para ficar dentro das vagas disponíveis na minha região. 


Passado o concurso do BB de 2021 eu continuei estudando até que saiu o edital de 2023, já no finalzinho do ano. Demorei uns 4 dias pra decidir focar cem por cento no concurso do BB. Dessa vez eu fiz diferente. 


Pelo fato de ter continuado estudando para outras áreas eu acabei conhecendo o Tec Concursos e isso foi fundamental para minha aprovação. No pós-edital eu divide meu tempo entre teoria e questões, priorizando sempre as questões da banca a partir dos filtros disponíveis no Tec. Isso me possibilitou estudar português, inglês e matemática sem o auxílio de vídeo aula ou material teórico de terceiros. Eu resolvia uma bateria de questões e sempre que errava ou tinha alguma dúvida eu recorria aos comentários do professor e dos alunos. Com o tempo fui percebendo que havia um padrão de cobrança de determinados assuntos, logo eu me dei conta de que não precisaria estudar todo o edital, ao invés disso eu poderia direcionar meu foco  principalmente para os assuntos mais cobrados e foi isso o que fiz. 


Na reta final utilizei os cadernos de questões feitos pela equipe do Tec especificamente para esse concurso, isso me poupou tempo e me ajudou a resolver mais de mil questões da banca no pós-edital.


Enfim, essa foi um pouco da minha trajetória nos concursos. Não é fácil, mas também não é impossível. Agradeço a Deus por ter me ajudado e a minha família que acreditou que um dia eu conseguiria. Para todos aqueles que ainda não conseguiram o mais importante é não desistir e manter a constância para atingir o seu objetivo. Bons estudos a todos e não desistam!