1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Iniciei no mundo dos concursos aos 17 anos, com algumas paradas e retomadas ao longo do caminho. Até 2014, somente algumas classificações em CR em concursos de nível médio. Em 2014/2015 fui aprovado em concurso de Técnico Administrativo em Educação no IFCE (24º lugar). Em 2021, já graduado em Engenharia Civil, fui aprovado em 7º lugar para o cargo de Perito Criminal na Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE). Por fim, em 2024 fui aprovado em 4º lugar para o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo do TCE-BA.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri. Venho de família simples, então desde cedo via nos concursos públicos uma oportunidade para obter bons locais de trabalho e de buscar melhoria de vida. Minha primeira aprovação (TAE) me garantiu tranquilidade e estabilidade para seguir meus planos de concluir minha graduação. A partir de 2019, já graduado em Engenharia Civil, vi a chance de tentar concursos para nível superior, conseguindo aprovação no ano de 2021 para o cargo de Perito Criminal - Engenharia Civil, cargo que ocupo atualmente. Por fim, no início de 2023 resolvi retomar os estudos em busca de aprovação para o cargo de Auditor.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Meus estudos para concursos vêm de longos anos, obviamente que nem sempre era um estudo tão organizado e focado. Muitas vezes era um estudo disperso e sem direcionamento, portanto sem muito controle de carga horária. Mas compreendo que, de pouco em pouco, formei alguma bagagem que me serviu de base para encarar os últimos concursos em que fui aprovado. Especificamente quanto a esta última aprovação, no TCE-BA, busquei uma organização de estudos melhor, mais eficiente. Iniciando a retomada aos estudos a partir de abril de 2023, estudei em média 03h30min por dia até a data da prova do TCE-BA, em dezembro de 2023. Não foi uma carga horária tão alta, uma vez que precisava conciliar com o trabalho. No entanto, considero que foi um período de estudos com bastante empenho e organização, em que descobri minha melhor maneira para assimilar os conteúdos.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Sem dúvidas a resolução de questões foi um dos grandes diferenciais, especialmente para a minha última aprovação. Percebi o quanto era importante a resolução massiva de questões para aprovação em concursos de alto nível. Acredito que fiz um número muito bom de questões durante o período, especialmente no pós-edital do TCE-BA, quando passei a utilizar o Tecconcursos como plataforma de questões. Percebi como a plataforma do Tec é diferenciada, com uma organização impecável dos assuntos e ferramentas muito interessantes, além dos bons comentários de professores e dos "bizus" da própria comunidade.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Penso que o melhor método de estudos varia de pessoa para pessoa, depende da adaptação ou das experiências de cada um. Mas, independente da estratégia utilizada, deve-se ter em mente que a resolução massiva de questões deverá sempre acompanhar a trajetória de estudos. Afinal, tão importante quanto assimilar os conteúdos é compreender como as bancas cobram os mais variados assuntos. Além disso, a resolução de questões é uma das melhores formas para manter tais assuntos sempre na memória. Portanto, desafie-se. Não negligencie o estudo teórico, mas também não deixe de resolver questões durante a jornada. Acerte, erre, leia comentários, comente, tire dúvidas, anote "bizus", refaça questões. Penso que esse é o caminho.