Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Sara Silva, 552ª (AC) - Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (RF - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Sara Bezerra Silva? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)? 
Fui aprovada no concurso da Receita Federal para o cargo de Analista Tributário, na posição 552.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Arquitetura e Urbanismo. Após um tempo trabalhando na iniciativa privada e também após ter meu próprio escritório de arquitetura, percebi que a profissão que eu escolhi não iria me proporcionar as realizações que eu almejava para minha vida, financeiramente falando. Além disso, a constante deterioração dos empregos na iniciativa privada me fizeram buscar por uma nova profissão que me desse mais estabilidade e retorno financeiro. Após conhecer uma pessoa próxima que passou no cargo de auditor fiscal, percebi que ali havia uma oportunidade de mudar de vida e de carreira, poder realizar sonhos e dar uma vida mais confortável para minha mãe. E assim iniciei a minha trajetória rumo à aprovação.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar para concursos em abril de 2021, inicialmente estudei em torno de 6h por dia. Depois de um ano e meio neste formato, mudei para um emprego de 44h semanais e o cenário mudou (justamente quando saiu o edital para a RFB), passei a estudar 2h30 por dia e também no final de semana para compensar as poucas horas da semana, completando 20h por semana nesta fase.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Fundamental. Através da resolução massiva de questões é que podemos aprofundar o nosso conhecimento e conhecer os perfis das bancas. O TEC foi fundamental neste processo, sendo a única plataforma de questões durante todo o meu período de estudos. As diversas funcionalidades para criação de cadernos e controle de métricas através das estatísticas são fundamentais para identificar minhas deficiências e aprimorá-las o tempo todo.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A trajetória é difícil, é mais longa do que a gente imagina que vai ser, mas é importante se manter firme dia após dia. Quando o cansaço bater, descansa. Quando estiver desanimado, é necessário lembrar porque começou tudo isso e se imaginar lá no final, aprovado e curtindo a vida. A aprovação chegou e tornou realidade o que foi um sonho por muito tempo. Acredite no seu potencial e aguente firme, até passar.