Olá, meu nome é Ruben Coelho dos Santos, tenho 25 anos e sou de Manaus-AM. Sendo tecnólogo em Logística, estudo para concursos desde o final de 2018, quando fiz meu primeiro concurso (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas) e nele fui aprovado. Após isso, continuei estudando e prestando concursos, tendo iniciado meu tecnólogo em 2020, terminado em 2021 e colado grau em março de 2022, justamente o mês anterior ao da prova. O concurso certamente foi um desafio para mim, pois eu não estudava com foco em carreiras policiais, e só decidi estudar para esse certame no final de 2021, perto do lançamento do edital. Em razão disso, eu precisava ser o mais objetivo possível na preparação, focando nos tópicos que realmente costumavam ter maior incidência e sobre os quais eu não tinha conhecimento. Fiz prova para Investigador de Polícia e para Escrivão de Polícia. Para isso, a minha maior ferramenta foi o TEC concursos, onde utilizei o Guia de Estudos preparado especialmente para o cargo de investigador da PC-AM. Gostava de imprimir as questões para resolve-las nas pequenas oportunidades que tinha durante o dia (hora de almoço, etc) e tentava estudar em torno de 4-5 horas por dia, conciliando com o trabalho e, no início, também com a faculdade. Assim avancei na minha preparação até o dia da prova. No pós-edital, tirei férias do trabalho para aumentar a carga horária de estudos. Resultado: alcancei 63 pontos na prova objetiva, de 80 pontos, e mais 7,5 na prova discursiva, totalizando 70,5 de 90 pontos totais.
Após isso, vieram as demais fases, a saber, exame médico, teste de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de títulos, sindicância de vida pregressa e investigação social e, por fim, o Curso de Formação Profissional, que durou 4 meses e finalizou em fevereiro deste ano (2023), e no qual obtive aproveitamento de 9,79.
Com todo esforço e sacrifício, alcancei a 55° colocação, de 160 vagas (ampla concorrência) para o cargo de Investigador de Polícia. Quanto à prova de Escrivão de Polícia, fiquei fora das vagas, apesar de ter ficado muito bem colocado (pois se tivesse escolhido, ainda assim teria sido convocado para o curso de formação).
Não restam dúvidas, a preparação para concursos exige do concurseiro aliados adequados, e nessa seara, o TEC certamente foi o meu, pois me proporcionou uma preparação em alto desempenho orientada pela resolução de questões selecionadas e comentadas, separadas por matéria e por assunto. Não existe estudo para concurso sem resolução de questões. Portanto, a todos que buscam a preparação em alto desempenho, recomendo fortemente o uso dessa excelente ferramenta!
Registro aqui algumas das lições de vida que aprendi na prática e que podem ser úteis a você, concurseiro:
1) O sacrifício de hoje vale muito a pena, não duvide disso! No entanto, o esforço precisa ser direcionado e pensado, precisa haver estratégia, senão você pode se frustrar.
2) Esqueça a palavra 'desistir'. Ela não deve existir para quem quer alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Se não deu certo, corrija. Corrija e corrija até conseguir. A caminhada é geralmente solitária, mas muito recompensadora.
3) Ache o seu motivo. Se você não souber o seu motivo para tanto esforço e sacrifício, poderá deixar tudo de lado quando "o sapato apertar". Seu motivo é sua família? É o sonho de uma vida melhor? Pense nisso e se necessário for, anote e cole na parede da sua sala de estudos. Além disso, saiba diferenciar motivação de disciplina. Em 99% dos dias, você precisa é de disciplina mesmo. Motivação é mais no primeiro dia de estudos rsrsrs.
4) Não importa o que os outros dizem sobre você. Esforce-se mais que todos eles, e tente fazer isso sem muito barulho. Faça sempre um pouco mais a cada dia.
5) Cuide da sua saúde mental. A mente pode te trazer sucesso, mas também pode te jogar no fundo do poço se você não cuidar bem dela. Relaxe um pouco de vez em quando, é maratona, não corrida de 100 metros.
No mais, desejo sucesso a todos!
Valeu, TEC!