Ruan Donato Reis Costa, 2º - Analista de Tecnologia da Informação (BRB)

Já conhece a história de sucesso de Ruan Donato Reis Costa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação) ?

Fui aprovado em 2º lugar no Banco Regional de Brasília (BRB) e em 45º no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) ambos para o cargo Analista de Tecnologia de Informação.

2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos ? 

Sou formado em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília (UnB) e o que me levou a estudar para concursos foi a dificuldade de encontrar um emprego na iniciativa privada que pagasse um salário razoável a um recém formado, além do fato de querer dar orgulho aos meus pais que são o que tenho de mais importante na minha vida.

Quem já fez alguma Engenharia numa federal sabe o quão doloroso é, se engana quem pensa que você não paga, você paga com a alma (rs)! Depois de formado - me formei em julho de 2018 -, surgiram algumas oportunidades de emprego que não valiam a pena diante desse esforço e decidi focar em concursos públicos.

3) Há quanto tempo estuda para concursos ? Quantas horas por dia você estudava ?

Logo que me formei, tentei conciliar os concursos com outras atividades, em seguida prestei meu primeiro concurso e não fui bem. Ali percebi que eu teria que abdicar de qualquer coisa (trabalhos, freelancers, hobbyes, principalmente balada rs), caso contrário, não conseguiria. Então em janeiro de 2019 conversei com meus pais, disse que havia tomado a decisão de estudar e não trabalhar e se eles poderiam me ajudar com o que eu precisasse. Eles, prontamente, me apoiaram e a partir dali foi dedicação exclusiva. Eu precisava dar uma resposta a toda a confiança depositada em mim! Calculo que eu tenha estudado em média 1 ano e meio para as provas que obtive aprovação, mas com dedicação exclusiva, 1 ano.

Por sorte (Deus), em meados de maio saiu o edital do BRB com vagas pra minha área, a partir daquele dia adeus vida social (rs). Eu estudava, em média, 8 horas por dia de segunda a sexta e aos sábados e domingos 4 horas/dia. Pouco mais de um mês depois prestei o concurso do TJ-AM para aproveitar o estudo.

4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação ? Como o Tec te ajudou nessa tarefa ?

Quando eu comecei a estudar pra concursos, achei que seria igual estudei toda a minha vida, mas não é. Você precisa aprender a estudar de maneira certa senão perde muito tempo vendo só teoria e o principal que são as questões - o que você vai fazer no dia da prova - você negligência.

Quem me ajudou com isso foi um grande amigo Lorenzo (Roy) que já estudava há um tempo e me deu o caminho das pedras, em que a principal dica era resolver questões todo dia. Aí entra a importância do TEC na minha aprovação. Cada vez que sentava pra estudar por 1 hora, pelo menos 20 minutos eram usados pra resolver questões. E a plataforma do TEC ajudava muito pela facilidade de encontrá-las e montar um caderno de questões exatamente customizado, do jeito que eu precisava. Só para o BRB resolvi mais de 3000 questões!

5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Estude! vale muito a pena! Todo mundo pode. Sempre fui um aluno mediano, o que me diferenciou foi o esforço! Se eu consegui, você também consegue. Além disso, as duas maiores felicidades que senti na vida foram minhas aprovações que trouxeram. A primeira foi ver o rosto dos meus pais, orgulhosos de mim. E a segunda foi a ver meu nome no diário oficial sabendo que tudo aconteceu por esforço e mérito meus, espero que o próximo seja você. 

Deixe seu comentário:

Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.