1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Olá, sou Rosi, tenho 35 anos e fui nomeada como Contadora nos concurso do MP, TJ SP e CONAB, e como Auditora de Finanças e Controle no concurso da CGU. Fui aprovada em 1º lugar no TCM SP como Auditora de Controle Externo.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Ciências Contábeis desde o ano de 2010 e sempre trabalhei em empresas privadas. Iniciei os estudos para concurso em 2012, buscando uma melhor segurança profissional para continuar me dedicando na carreira. Inicialmente busquei a aprovação no concurso escada que seria um cargo que pudesse passar mais rápido e começar a conhecer o funcionamento da Administração Pública. Em 2016, iniciei minha preparação para o cargo fim que é o de Auditora da área de Controle.
Em 2020, tive diversos problemas sérios na saúde da minha irmã e do meu pai que ambos tiveram câncer e eu tive uma suspeita de câncer também na preparação para o concurso da CGU. Foram momentos muito difíceis, mas graças a Deus tive a resiliência necessária e consegui manter os meus estudos, apesar do abalo emocional e a dedicação à minha família. Em 2023, fui nomeada no concurso da CGU e aprovada em 1º lugar no concurso do TCM SP, ambos os cargos como Auditora.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
No total da jornada concurseira, foram 11 anos. Eu sempre trabalhei e estudei. Então usava minhas férias para estudar e tentar aumentar a carga horária. Em média, em dias úteis trabalhando eu fazia 4-5 horas de estudo e aos finais de semana 7-8 horas, mas quando era pós edital, eu aumentava um pouco mais porque a gente fica meio desesperado rsss.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi um diferencial na minha preparação. Ajuda a consolidar a teoria que muitas vezes tinha a sensação de que era interminável, mas as questões me ajudavam a entender o escopo do que estava sendo cobrado e ganhava um foco dos pontos principais. Os filtros do TEC são sensacionais, utilizei bastante o somente erradas e somente certas, o filtro com base no enunciado da questão e os níveis de dificuldade. Além do Guia de Estudos que era uma excelente ferramenta na elaboração dos meus simulados.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não desistam do cargo dos seus sonhos, tomem as decisões sempre voltadas aos seus objetivos e parem de se comparar com o coleguinha, pois cada um tem a sua história e cada um tem o tempo certo de sentir o gostinho da nomeação no Diário Oficial.
Grande abraço.