1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Até então, os concursos em que fui aprovado nas melhores colocações foram:
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará e decidi estudar para concursos em virtude de não ter me identificado com a atuação da advocacia, bem como em decorrência de almejar ter estabilidade financeira para que conseguisse realizar os meus objetivos de vida. Além do mais, como estagiei em muitas instituições públicas durante a graduação, acabei me identificando com a rotina de trabalho dos servidores, razão pela qual decidi enveredar pelo mundo dos concursos.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Levando em consideração o período em que estudei com mais constância e regularidade, foram aproximadamente 6 anos, a partir do ano de 2019. Sendo intensificado o ritmo a partir de 2020. Em média, conseguia estudar por dia umas 4 horas líquidas, sendo que a partir de agosto de 2020 comecei a registrar em um aplicativo o tempo de estudo, totalizando, até o momento, quase 4 mil horas líquidas.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Demorou um pouco para eu compreender a relevância da resolução de questões, pois era muito “apegado” a leituras de materiais escritos (livros e PDF`s). Todavia, nos últimos 3 anos, a resolução de questões junto com a realização de simulados, tornou-se as principais metodologias de estudos para concursos, especialmente em pós-edital. Neste sentido, a plataforma do Tec Concursos foi e é de fundamental importância. Nele, eu consigo organizar meus cadernos de questões por assunto, favoritar as questões que julgo mais relevantes, bem como baixar e resolver provas de concursos anteriores. Além do mais, o layout da plataforma é bem organizado, o que facilita o seu manuseio.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Bom, a minha principal dica é: tomem a decisão de estudar para concursos e tornem isso um projeto de vida. Na sequência, defina uma área de estudos, pois dessa forma o concursando consegue desenvolver uma linha de raciocínio com disciplinas que costumeiramente são cobradas no tipo de concurso que o candidato almeja.
No tocante a preparação em si, especialmente em pós-edital, estudem por ciclos de estudos, fazendo um rodízio entre as disciplinas com tempo delimitado para cada uma delas. E, por óbvio, façam muitas questões, analisando cada uma delas e não apenas resolver por resolver. Faça um estudo analítico de questões, favoritando aquelas que você errou, bem como aquelas que você acertou no “chute” e as que você identificou que possui um comentário bem relevante para a sua preparação. Refaça e reanálise essas questões favoritadas.
No mais, desejo que possam construir e consolidar uma preparação sustentável capaz de guiá-los a tão desejada aprovação e nomeação.
Por fim, dedico esta aprovação e as futuras a minha mãe, Glícia Mota, em memória, por ter sido a pessoa que mais me incentivou a estudar e a construir uma vida digna e honrada. Amo você mãe, pra sempre.