1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
A Polícia Civil do Paraná (12º colocado) foi minha primeira aprovação após minhas primeiras provas, ainda no ano de 2021, estudando para concursos.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Direito e advogado. Decidi estudar efetivamente para concursos públicos no início de 2019, quando da notícia de concursos da área policial, que, a meu ver, seria um bom início para quem estava começando os estudos, devido aos editais mais curtos que os de carreiras jurídicas, por exemplo. Meu foco principal era, até então, a PCDF - Escrivão, o qual infelizmente não passei por cerca 1,75 (coisas da vida de concurseiro rsrs).
Decidi adentrar no mundo dos concursos pois percebi que não queria a advocacia como atividade principal de vida, apesar de atuar em alguns processos em paralelo.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Depois de muitos experimentos estudando (e pesquisando dicas na internet), sempre acreditei num estudo orgânico e sustentável, sem loucuras ou "invencionices". Procurei saber diferenciar entre: intensificar o estudo de forma sustentável x exageros. Para mim, a qualidade dos estudos sempre levará vantagem na quantidade.
Assim, mesmo no meu auge de estudos, não passava de 4h - 4h30 líquidas/dia (lembrando: em época pandêmica, com lockdowns e em casa o tempo todo). Quando eu já tinha uma base melhor, só esperando os concursos retomarem, permanecia nessa mesma média, por vezes abaixando para 3h30 - 4h líquidas.
Foram raros os dias que ultrapassei essa quantidade de horas
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é o termômetro dos seus estudos; é o "noves fora" rsrs. Afinal, a aprovação se resume em fazer mais pontos na prova. Muitos aprovados até podem saber menos o conteúdo que alguns reprovados, mas se saem melhor em resolver as questões. Estudar para concurso sem treinar questões é como fazer as aulas teóricas da CNH sem ter as aulas práticas de direção.
O TEC Concurso reunia tudo que eu mais queria: pois é diferenciado na organização, layout, estatísticas e sistema de classificação das questões. Conseguia me organizar muito melhor com o sistema do TEC em termos de resolver as assertivas de forma mais eficiente e, assim, ter melhores resultados. Meu desempenho era visível ao longo do tempo usando a plataforma do TEC.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu recado aos concurseiros é simples: constância e disciplina. Se há o desejo latente de prestar concursos e ser aprovado no que você almeja, a constância e disciplina são os pilares para isso. O método, a quantidade de horas, o jeito de estudar são muito pessoais e variam muito (eu mudei meu jeito de estudar algumas vezes ao longo do tempo), mas, sem aqueles dois pilares, dificilmente se vai longe. Por fim, espero ter ajudado e inspirado alguém com meu depoimento. Abraço e bons estudos!