Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Ricardo Marçal, 17ª - Auditor da Receita Estadual (SEFAZ AC - 2024) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Ricardo Marçal? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • CREFITO-4 - Agente administrativo 2º lugar;
  • ISS RJ - Auditor Fiscal 134º lugar;
  • ISS São José dos Campos - Auditor Fiscal 5º lugar;
  • ISS Ribeirão Preto - Auditor Fiscal - 14º lugar;
  • SEFAZ AC - Auditor Fiscal - 17º lugar.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Publicidade, um estranho no ninho da área fiscal que é repleta de engenheiros, contadores e economistas.

Decidi estudar pra concurso pois morava fora do país e estava cansado de trabalhar numa fábrica de automóveis e com muita saudade da família e amigos. Não via oportunidades na minha área aqui no Brasil e decidi estudar pra área fiscal, pela estabilidade e alto salário, pois já tinha quase 40 anos e teria que recomeçar a vida do zero por aqui. Sabia que seria uma longa jornada mas não queria nunca mais na vida ter medo de não ter dinheiro pra pagar o próximo aluguel e esse objetivo me manteve firme por quase dois anos de estudo constante.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudava desde o final de setembro de 2022. Antes de começar a trabalhar estudava pelo menos 50 horas por semana. Depois que comecei a trabalhar tive que reduzir pra cerca de 28 a 30 horas por semana.

Acordo todos os dias as 4:15 da manhã e continuarei fazendo isso até ser nomeado, de preferência em uma cidade mais perto de casa.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O TEC me fez não só resolver questões, melhorando tempo de prova, como também fortalecer o conhecimento com os comentários de professores e alunos. O fórum do tec é muito rico em comentários, quadros, mapas mentais e macetes de prova. Quem tem paciência de olhar cada comentário de questão, evolui demais em conhecimento.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não deixe pra começar a praticar questões depois que tiver visto a matéria toda. Comece desde cedo, faça muitas e muitas questões, focando na banca do seu concurso. Veja os comentários não somente das questões que errar mas também das que acertar, pois muitas vezes acertamos a questão pelo motivo errado e se não olhar os comentários, não irá aprender o correto. Use e abuse dos comentários e utilize os mapas e macetes pra montar seu próprio resumo, esse fórum é sensacional e vai te ensinar demais.