Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Raul Suzuki, 2º - Analista de Controle Externo - Engenharia (TCE-GO)

Já conhece a história de sucesso de Raul Suzuki? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Raul Suzuki Pinto Rabêlo, sou Engenheiro Civil. Nasci no interior da Paraíba, mais precisamente em Princesa Isabel, mas moro atualmente em Juazeiro - BA.


Estudo há algum tempo pra concurso e atualmente trabalhava em dois empregos e estudava nos finais de semana. A conciliação foi bem difícil, pois não podia reduzir meu rendimento nas tarefas executadas nas atribuições laborais, no entanto, não podia deixar de seguir estudando para conquistar o sonho de trabalhar com auditoria de obras públicas.


Quando o edital foi publicado, direcionei para o concurso entre 2 e 3 meses. Apesar de ter pouco tempo disponível, eu tinha esperança que daria certo no final.


Fui aprovado em outros concursos, todos eles foram voltados para a área de Engenharia Civil. As aprovações foram: duas Federais, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no cargo de Engenheiro Civil 9º lugar na localidade de São Luís/MA, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) no cargo de Analista de Desenvolvimento Regional na área de Engenharia Civil 5º lugar; duas Estaduais, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE- AM) no cargo de Auditor de Obras Públicas 13º lugar, Tribunal de Contas do Estado do Goiás (TCE-GO) Analista de Obras Públicas 2º lugar; e uma municipal, Prefeitura Municipal de João Pessoa no cargo de Engenheiro Civil 7º lugar (cargo anterior). Não pretendo continuar estudando, a vida de concurseiro não é fácil e já estou bem cansado kkkkk.


Uma coisa posso afirmar: sem a resolução de questões seria impossível passar. Não sei precisar quantas questões eu fiz na minha trajetória, mas sei que foram tantas que já sabia quando a banca queria me passar a perna kkkk.


A prova foi realizada em dois horários, a primeira parte foi somente a prova objetiva 100 questões de 5 alternativas em 5 horas de prova. A segunda parte foram 2 questões discursivas de conhecimentos específico em 2 horas e meia, totalizando sete horas e meia de prova.


Não pensei em desistir, mas pensei que iria mal no concurso depois que saí da prova. Meu principal incentivo foi realizar o sonho de trabalhar com auditoria de obras públicas, pois iria trabalhar com a Engenharia Civil que tanto amo.


A realização de um sonho não pode ser monetariamente medida, mas por sangue, suor e lágrimas. A constância no objetivo é que forma o aprovado.