Olá, prezados concurseiros e concurseiras de todo Brasil!
Meu nome é Raphael Pereira Conceição, sou Ex-Capitão Aviador da FAB, formado em Ciências Aeronáuticas e Administração pela Academia da Força Aérea Brasileira, onde tive a oportunidade de servir por 15 anos.
Insatisfeito com a vida militar e discordando de diversas situações que vinham acontecendo, decidi abandonar o militarismo e dedicar-me aos estudos para concurso público, mesmo tendo vindo de uma família bastante humilde e sabendo que enfrentaria enormes dificuldades por causa da minha decisão.
Apesar de saber das possíveis adversidades, nunca estamos totalmente preparados para as peças que a vida nos prega!
Sortudo que sou (ironia), meses depois de abandonar o trabalho eclodiu a pandemia e houve a escassez dos concursos da área fiscal, área que era meu foco quando iniciei essa jornada.
Naquela época eu cometia o grave erro de estudar muito por teoria e até resolvia algumas questões, mas não em quantidade que hoje julgo ser suficiente para atingir um nível elevado nas provas de alto nível (no mínimo, umas 150 questões diárias).
Após esse período, retornaram os concursos e não obtive grandes resultados. Hoje tenho a noção que isso ocorreu pela falta de resoluções de muitas questões diariamente.
Até que em 2023, com um estudo muito mais focado em questões do TEC, consegui passar na primeira fase do SEFAZ-MT, porém fui desclassificado nas discursivas, e, na sequência, fiquei no CR do ISS-RJ, mas muito distante das vagas.
Já em 2024, estudando completamente por questões (inclusive para matérias que nunca havia estudado anteriormente), resolvi mirar em outras áreas e deixar a área fiscal um pouco de lado.
Com isso, consegui ficar no CR do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Gestão e Logística - 5° CN); fui convocado para a Empresa de Pesquisa Energética - EPE (Analista de Gestão Corporativa - 2° CN), cargo que ocupo atualmente; e convocado para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (Administrador - 14° Geral e 3° CN). Além disso, atualmente encontro-me em 3° Geral e 2° CN no cargo de Auditor de Controle Interno de Niterói - CGM-Niterói, porém, como não tenho a intenção de participar das demais fases deste concurso, não sei em que classificação estarei ao final do processo.
Como podem ver, minha jornada não foi rápida nem fácil. Houve diversas dificuldades no caminho e problemas pessoais (os quais não vêm ao caso) que poderiam acontecer com qualquer um, pois a vida não para enquanto a gente estuda para concurso.
Abandonar uma carreira estável e com bom salário, como eu fiz, não foi fácil, mas viver infeliz em um trabalho onde você não vê mais sentido em permanecer, também não é.
Escolha o "seu difícil" e assuma a responsabilidade por isso!
Foque, majoritariamente, em questões e pouquíssimo em teoria. Não cometa o mesmo erro que cometi no início, meu depoimento está aqui para isso.
O TEC é uma excelente ferramenta e, com certeza, pode ajudar em sua preparação, não à toa é o melhor site atualmente em questões.
Saibam que para uns sempre será mais fácil que para outros, mas se você tiver, verdadeiramente, vontade de vencer, a vitória é questão de tempo!
Desejo a todos uma ótima caminhada até a aprovação.
Bons estudos e grande abraço.