1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Matemática pela Universidade de Brasília. Desde os tempos da faculdade eu já observava que ser servidor público poderia mudar minha vida para melhor. Venho de família humilde, sempre estudei em escolas públicas e via no concurso público a chance de poder ter uma certa tranquilidade financeira para tocar a vida. Em 2005 estudei por 1 (um) ano e obtive aprovações nos concursos do SERPRO e da ANTT (meu trabalho até hoje), e durante o período de 2006 a 2020 fiz concursos de maneira esporádica, sem a dedicação necessária para ser aprovado.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Conforme dito anteriormente, estudei por 1 (um) ano em 2005 e consegui as aprovações nos concursos do SERPRO e da ANTT. Em 2020 resolvi voltar a estudar, e acabei começando pelo concurso do Senado Federal, que estava na iminência de sair. Acontece que com a pandemia a comissão organizadora foi desfeita, e continuei estudando para o Senado até setembro/2021, quando abandonei esse projeto e resolvi focar nos concursos para Auditoria, aproveitando apenas Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Logo em 2022 fiz o da CGU, não tendo a redação corrigida por apenas 3 pontos, o que num primeiro momento foi frustrante mas depois vi que estava no caminho certo. Continuei estudando até abril/2023, quando foi a prova da CGDF, em que obtive a aprovação para os 2 cargos. Minha rotina de estudos era de 4h a 5h por dia no pré edital, aumentando para 8h a 9h nos períodos próximos a prova, quando eu conseguia férias.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi o principal pilar das minhas aprovações, pois 95% das minhas revisões eram por questões. Eu fazia muitos poucos resumos, apenas daquilo que realmente não entrava na cabeça. O TEC me ajudou bastante, pois conseguia de forma muito facil fazer meus cadernos personalizados e sempre encontrava comentários muito bem elaborados pelas equipes de professores, trazendo esquemas e mapas mentais que ajudavam na fixação do conhecimento.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Sentir desmotivação durante os estudos é normal, pois a caminhada dos concursos normalmente é demorada podendo se estender por alguns bons anos. Existem dias em que encarar o material é uma tarefa quase impossível. Então é essencial estudar com estratégia, ter muita organização, anotar todos os resultados para poder acompanhar sua evolução como concurseiro. Disciplina e persistência são essenciais nesse processo. Se o concurseiro consegue aliar esses fatores, a sua aprovação se torna questão de tempo. Assim como eu, que nunca estudei em escolas particulares, consegui, qualquer um que possuir a determinação e disciplina corretas também conseguirá.