Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Rafael Daher, 9º - Auditor-Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ AL

Já conhece a história de sucesso de Rafael Daher? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
- Técnico Judiciário do TRT/RJ (2008): 82º lugar.
- Auditor-Fiscal da Receita Estadual de Alagoas (2021): 9º lugar


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou graduado em Letras com mestrado em Língua Portuguesa. Comecei a estudar para concursos em 2007, quando tinha 28 anos. Na época, os concursos de tribunais (TRF, TRT, TRE, etc.) estavam muito em evidência. Senti-me atraído basicamente pela boa remuneração inicial, pela estabilidade, e também porque me identifiquei com as matérias. Em 2008, passei para o TRT-RJ (Técnico Judiciário), onde trabalho até hoje.


Em 2019, decidi enfrentar um novo desafio: estudar para concursos da área fiscal. Depois de 2 anos de intesa dedicação, consegui passar em 9º lugar no recente concurso para Auditor-Fiscal da Sefaz-AL (2021), onde daqui a 2 meses, tomarei posse.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Tive 2 fases de estudos para concursos. A primeira de 2007 a 2008, quando passei para o TRT-RJ, e a segunda de 2019 a 2021, quando passei para a Sefaz-AL. Sobre essa última fase, mantive uma rotina de 5 horas diárias de estudo.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões pelo TEC Concursos foi um dos grandes "carros-chefes" da minha preparação. Pratiquei-a praticamente do primeiro ao último dia dos meus estudos. O TEC Concursos foi um aliado precioso nessa longa caminhada. É uma ferramenta poderosa e que pode ser usada a qualquer hora e lugar, inclusive nas pequenas brechas da nossa rotina. Ou seja, é uma ferramenta extremamente eficaz e que, ao mesmo tempo, possibilita-nos otimizar o tempo de estudos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Diria que a preparação para concursos é uma caminhada árdua, mas compensadora. Uma vez tomada a decisão de seguir esse caminho, aconselharia a fazer um bom curso preparatório, treinar intensamente a resolução de questões e reorganizar toda a sua rotina de vida, de modo a otimizar o tempo, a fim de obter o máximo de tempo disponível para os estudos. Por fim, tentar descobrir a sua carga horária de estudos diária/semanal ideal: uma carga horária que concilie quantidade, qualidade e sustentabilidade a longo prazo.