Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Rafael Buganza, 1º - Técnico em Recursos Humanos (Pref. Ilhabela)

Já conhece a história de sucesso de Rafael Buganza? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá futuros aprovados. Meu nome é Rafael Buganza, tenho 39 anos, sou formado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá. Fui aprovado em 1º lugar para o cargo de Técnico em Recursos Humanos (Pref. Ilhabela), obtive também algumas outras boas colocações em outros concursos anteriores. Entretanto, uma história de sucesso pode até se apresentar em uma bela moldura, mas, normalmente, a vitória é o resultado de inúmeros fracassos, tombos e aprendizados.


Aos 20 anos de idade um sonho me tomou, tentar ser engenheiro da aeronáutica, mas a base de estudos não tinha sido forte e acabei não alcançando o que queria. Todavia, após dois anos e meio de estudos, a persistência e a resiliência proporcionaram uma aprovação em 2º lugar em uma universidade pública no curso de Engenharia de Produção. Trabalhei na área por anos, como analista de processos, representante técnico, representante comercial, gerente de produção, dentre outros. Sempre me atualizando com cursos e treinamentos. Mas, apesar da minha dedicação, os “altos e baixos” da carreira e a instabilidade me desmotivaram, me geraram desconforto, percebi que já não era feliz. Com isso, vieram problemas pessoais e uma depressão. Era hora de mudar.


Meus pais me apoiaram novamente, retornei à minha cidade natal. Posteriormente, um colega me apresentou o mundo dos concursos, me impressionei com a paixão que ele falava e ele me cedeu um material em PDF. Mas, só fui realmente iniciar a estudar um ano depois (em outubro de 2017) e, para piorar, tinha perdido o contato desse colega, já não poderia pegar dicas. Assim, um mundo novo se apresentava para um cara que não sabia nada daquele “problemão” que agora ele havia abraçado. No começo, eu ia na “força bruta”, lia muito a teoria, fazia alguns exercícios, não fazia revisões, escolhia sempre concursos com o edital aberto e de qualquer área, ou seja, não tinha um direcionamento, um objetivo claro. Nesse período, tinha um emprego de professor de matemática em um colégio particular, por meio período, mas resolvi que era hora de largar tudo e apostar todas as fichas em um cargo público, eu queria poder fazer mais por mim e pelas pessoas. Nesse momento, minhas notas eram entre 60% e 70%, apanhava das matérias de Direito e encontrava-se longe da aprovação.


O momento de virada foi quando comecei a ver depoimentos de pessoas que lograram êxito, vídeos com dicas de professores, temas sobre a relevância de ter um bom material, de fazer muitas questões e inserir a revisão no dia a dia. Assim, em um desses inúmeros vídeos, fui apresentado ao TEC e percebi que uma das ferramentas essenciais para o sucesso seria utilizar um bom site de questões. O TEC foi a escolha adequada, pois proporcionava o que eu queria: muitas questões, uma estratificação dos temas, bons comentários dos professores e alunos, etc. Então, em agosto de 2019, já quebrado financeiramente, tendo que passar em algo urgentemente, decidi “respirar” o mundo dos concursos, a estudar com um ciclo de estudos, a fazer um estudo mais adequado (com bons materiais), utilizar pequenos intervalos a cada 50 min, a fazer muitas questões, comecei a enxergar a “caminhada” como um trabalho (fazia 40h liquidas semanais de estudo).


Em março de 2020 minha nota em um concurso (Agente Administrativo – CAM Boituva) foi de 78%, em setembro do mesmo ano fiz a minha primeira nota que me colocava na disputa real de uma vaga, um 9º lugar com 91,67% (Analista Legislativo – CAM Jandira), depois vieram mais uma boa colocação, em um concurso que utilizei como simulado, para testar Português e Matemática, acabei obtendo um 5º lugar (Assistente Administrativo – Araçoiaba da Serra), uma semana após realizei um concurso na cidade em que nasci e tive um revés, por não dar a devida importância para Atualidades e alguns outros conteúdos dispersos, obtive 82% (Secretário Escolar – Pref. Sorocaba).


Foi então que chegou o dia 12/12/20 (a prova para o cargo que eu mais queria), após duas semanas seguidas de provas, após uma decepção na minha cidade natal, após uma viagem cansativa (com trânsito e manifestantes bloqueando trechos do trajeto), cheguei ao local de prova e comecei a fazê-la, sai exausto, porém satisfeito com o meu desempenho. Decorridos 3 dias, saiu o gabarito e tinha feito uma boa nota, mas sabia que era só uma vaga no edital. Pesquisei as notas que os aprovados em concursos anteriores para o mesmo cargo (ou similares) tinham alcançado e a esperança aumentou um pouco, mas a ansiedade também. Todavia, somente no dia 05/02/21 saiu o resultado, havia ficado em 1º lugar com 90% de acertos. Após todo esforço, tantos erros, tanta luta, enfim a primeira vitória dentro das vagas. A felicidade foi plena, o choro veio e com ele os abraços daqueles que sempre acreditaram em mim (meus pais, meus irmãos e minha namorada), sempre serei grato pelo apoio que me deram.


Em suma, você tem que acreditar em seus esforços, mesmo que ocorram quedas, levante-se! É você quem define a sua história, são as suas ações diárias que trazem o resultado desejado. Mesmo nos dias ruins, faça sempre algo (pelo menos algumas questões). Acredite no trajeto, aceite ajuda (busque ajuda), mas faça a sua parte (sempre!). No começo, eu “patinei” por não saber como e o que fazer, algumas vezes me deixei levar pelas emoções, mas sempre acreditei que daria certo e, quando coloquei uma meta, logrei êxito. Continuarei estudando, acreditando nos meus sonhos, pois esse é só o começo, tenho fé nisso.


Obrigado ao TEC por ter feito parte dessa minha conquista, por proporcionar uma ferramenta que fez a diferença pra mim.


Aos colegas, futuros servidores públicos, façam muitas questões, dediquem-se de verdade, vai dar certo!


"Seja quem você for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá. "

Ayrton Senna

Deixe seu comentário: