Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Pedro Volpi, 1º - Auditor Técnico de Controle Externo (TCE-AM - 2021)

Já conhece a história de sucesso de Pedro Volpi? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

A minha trajetória até aqui realmente foi marcada por muita dedicação e foco, apesar de não ter tantos elementos emocionantes. Após terminar a faculdade, decidi me dedicar exclusivamente aos estudos, inicialmente mirando na carreira fiscal. Com o atraso na realização da prova da Receita Federal do Brasil, parti para concursos estaduais, o que me ajudou a aprimorar bastante minha performance.


Desde o início, o Tec Concursos foi uma ferramenta imprescindível, permitindo avaliar quais disciplinas precisavam de mais atenção e tornando o processo de estudo mais dinâmico, especialmente nos momentos em que a rotina ficava mais monótona. Após quatro reprovações na carreira fiscal, os concursos da área pararam de surgir. Daí direcionei meu foco para os tribunais de contas, onde, felizmente, consegui aprovações relativamente rápidas, tanto no TCE-AM quanto no TCU.


Procurei manter uma média de pelo menos seis horas líquidas de estudo diário, reduzindo um pouco o ritmo nos finais de semana. Utilizei as questões não só para diagnosticar pontos fracos e fortes, mas também para deixar o estudo mais dinâmico. Naqueles dias em que não dá vontade nenhuma de estudar, fazer questões é como um joguinho.


Acho importante aproveitar essa oportunidade para compartilhar uma opinião que tenho sobre questões: toda prova tem suas questões mal feitas, e não é possível acertar tudo por conta disso principalmente. Quando uma questão é tão controversa que nem os professores nem os comentaristas do TEC estão conseguindo fazer sentido dela, é melhor apagar da memória ao invés de tentar memorizar um conhecimento controverso. Acho que muita gente fica frustrada com questões de baixa qualidade e acaba gastando muita energia mental nessa frustração, mas o truque é focar nas demais, pois ninguém é aprovado gabaritando prova de concurso, mas sim mantendo um desempenho consistente em todas (ou quase todas) as disciplinas.


Espero que meu depoimento ajude os colegas. Um pensamento que sempre tive foi "se eu não desistir e continuar melhorando, inevitavelmente eu vou passar". Boas provas e bons estudos!