Fui aprovado no concurso do TRE-SP 2017 para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa (AJAA) em 14º lugar. Também fui aprovado no cargo de AJAA do TRT-12 (Santa Catarina) em 2023, em 55º lugar. Além disso, também fui aprovado no cargo de Técnico de Controle Interno da Câmara Municipal de Osasco em 2024, em 7º. Por fim, minha mais recente aprovação foi novamente no cargo de AJAA do TRE-SP em 2024, no concurso do TSE Unificado. Nesta última aprovação, fiquei em 1º lugar na ampla concorrência.
Sou formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Assim que me formei, trabalhei em grandes empresas da iniciativa privada, como Vivo e Itaú, mas, depois de alguns anos, percebi que, na iniciativa privada, o reconhecimento pelo meu trabalho nunca refletia meu esforço e dedicação. Com o tempo, isso foi gerando uma grande frustração que culminou com a busca por algo mais meritocrático. Foi aí que descobri o mundo dos concursos públicos.
Eu comecei a estudar para concursos públicos enquanto trabalhava em banco no ano de 2015. Conseguia estudar uma média de 3h líquidos por dia quando trabalhava e 6h líquidas por dia nas férias e finais de semana. Tenho um total exato de 8.144h 4m 57s horas líquidas de estudo cronometradas desde que comecei a estudar.
Durante a minha preparação, a resolução de questões foi fundamental. Eu considero que é a etapa mais importante dos estudos, até mais do que a leitura de PDFs, porque é nas questões que nossos pontos fracos e nossas falhas ficam evidentes. Foi através da resolução de milhares de questões combinada com o uso de um caderno de erros que consegui alcançar a excelência e o primeiro lugar no concurso do TSE Unificado. Nesse sentido, o Tec me ajudou demais, pois, a meu ver, é o melhor site de questões do mercado, limpo, organizado, com filtros excelentes, guias prontos, comentários de qualidade dos professores e dos alunos no fórum das questões. A propósito, durante a minha preparação, resolvi todo o guia do TSE Unificado duas vezes.
Por fim, gostaria de deixar um recado aos demais concurseiros: a constância e a disciplina são mais importantes do que a quantidade de horas estudadas. Manter o foco, a consistência ao longo do tempo e a resolução de dezenas de milhares de questões é o caminho certo para a aprovação.
Quem persevera, chega lá!