Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Pedro Ferraz, 7ª (AC) - Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Pedro Henrique Ferraz? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Tribunal de Justiça de São Paulo – Escrevente Técnico Judiciário, 7º colocado (AC), comarca de Ribeirão Preto;

Também trabalhei no Censo Demográfico de 2022 como Agente Censitário Municipal, entre junho de 2022 a junho de 2023. Obtive, também - além de várias reprovações - algumas aprovações, sendo nomeado e desistindo ou ficando no CR, sem expectativa de ser nomeado (TJ-MG – Oficial de Justiça, MP-MG – Oficial do MP, Prefeitura de Viçosa/MG – Agente Administrativo Educacional, entre outros)


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Comecei os estudos para concursos influenciado pela minha esposa, estávamos buscando uma situação financeira melhor. Em 2019 já pesquisava sobre concursos e cheguei a estudar, toscamente, durante alguns meses. Senti algumas dificuldades, pois fiz minha educação básica inteira na rede pública e, apesar de ter tido excelentes professores durante essa jornada, nunca fui alguém fora da curva em termos de inteligência e o ambiente em escolas públicas não são lá muito motivadores para o aprendizado. Foi no ano de 2020 que tomei a decisão definitiva de estudar para concursos públicos. Fiz um tecnólogo EAD em Negócios Imobiliários nesse meio tempo, mas não cheguei a exercer a profissão. Na época, pesquisei sozinho sobre técnicas de estudo e montei minha própria organização semanal. Foi vendo vídeos sobre concursos que descobri o TEC Concursos, que me acompanhou desde o terceiro mês da minha jornada até a minha aprovação. Nunca paguei outros cursinhos, nunca fiz mentoria nem nada do tipo, era apenas letra da lei, materiais aleatórios encontrados no Google, YouTube, TEC Concursos, Excel, Word, Anki e muito esforço mental para lidar com as eventuais quedas que todo concurseiro sabe como é.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Até a minha aprovação, foram 4 anos e 9 meses. Tive muitos contratempos nesse período, fiquei praticamente 1 ano e meio sem fazer provas por conta da pandemia - o que me atrasou muito, pois eu só conseguia ter uma análise melhor do meu desempenho a cada prova que fazia. Eu fazia simulados, mas o que traz impacto mesmo é o resultado da prova para a qual você tanto estudou. Foram muitas batidas na trave, cheguei a ter algumas aprovações, mas muitas eram de concursos que eu apenas me inscrevia e ia fazer sem estudar especificamente, e não eram cargos atrativos. Também tive outras limitações. Eu não podia viajar o país todo para fazer provas, então, fiquei limitado à região sudeste. E também não era sempre que podia viajar, logo, eu precisei esperar as boas oportunidades chegarem, mas, nesse tempo, nunca parei de estudar.

No início, eu não olhava muito o tempo, apenas estipulava uma meta (ler a letra da lei do capítulo X até o capítulo X, fazer X questões e revisar o material, por exemplo) e a cumpria. Quando terminava, marcava na minha tabela e partia para outra matéria. Depois comecei a contar as horas líquidas de estudo com a ajuda de um cronômetro. Essa foi a virada de chave, pois me ajudou muito a aumentar a intensidade dos estudos. Diariamente, estudava 5 horas cronometradas por dia. 3 a 4 matérias.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Importância enorme. É resolvendo questões que você consegue sacar o padrão das bancas e direcionar melhor o seu estudo. O estudo se torna extremamente concentrado e você tem um rendimento muito melhor, é uma excelente ferramenta. De resto, é a sua capacidade de reter informação e aprender. O TEC, especificamente, tem o melhor filtro de questões, estando muito à frente das plataformas que utilizei anteriormente, além dos materiais de alto nível e os comentários dos professores e demais usuários que buscam sempre colaborar. Plataforma muito intuitiva e recheada de recursos, recomendo fortemente para qualquer um.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Para os demais concurseiros que ainda não alcançaram a aprovação, recomendo ter resiliência, disciplina e consistência. Esse é o básico e o que me manteve forte nessa jornada. Posso falar pro pessoal que é como eu, que está dentro da média, e, tendo em vista o contexto, não conseguiriam sem se esforçar acima do que nossa zona de conforto permite. Vi exemplos de pessoas muito inteligentes que levaram muito menos tempo para serem aprovadas, e, impressionantemente, com muito menos esforço! Mas é aquela coisa, não adianta nada se comparar com os outros, temos que nos comparar apenas com o que éramos no passado, buscando melhorar todos os dias. Levo em consideração que cada um tem realidades e dificuldades distintas. Meu caminho, certamente, pode ter sido mais fácil que o caminho de muitos, pois tive o grande privilégio de ter pessoas do meu lado que me apoiaram. Mas nada muda o fato de que o que realmente trouxe minha aprovação foi, todos os dias, abrir o arquivo com as leis para começar a ler, fazer todas aquelas questões, anotar tudo o que errei, fazer todos aqueles flash cards e olhar minhas falhas e procurar meios para consertar. Tudo isso independentemente da minha vontade, sem saber se um dia iria passar e, se passasse, nenhuma expectativa de quando eu iria estar exercendo meu cargo e tendo uma vida minimamente digna. Todos os dias, ao dormir, colocava a cabeça no travesseiro ansioso e preocupado com o futuro. Mas, com esforço, o dia da aprovação chega.

Pra finalizar, agradeço principalmente à minha esposa, meus amigos e meus familiares por todo o suporte emocional que tive. E também agradeço muito a toda a equipe do TEC Concursos pelo excelente trabalho de ajudar pessoas como eu a alcançar seus objetivos com mais facilidade.