Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Pedro Dória, 24ª (AC) - Contador (AGU - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Pedro Ivo Silva Dória? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1. Quando começou a estudar para concursos? O que te motivou a entrar nesse mundo?  
Comecei a estudar em 2020, no início da pandemia. O que me motivou a começar foi a possibilidade de encontrar uma oportunidade com boas remunerações aliada a estabilidade proporcionada por um cargo público.


2. Como foi o processo de escolha do concurso que você prestou? Já estava decidido desde o início ou surgiu no caminho?  
Esse processo foi relativamente tranquilo. Já tinha o objetivo de realizar concursos relacionados a minha área de formação (contabilidade), primeiro por gostar dessa área e também por não ter que ficar a todo momento tendo que estudar matérias diferentes de outras áreas. O CNU teve uma peculiaridade por ter vindo algumas matérias que nunca havia estudado, entretanto como já possuía uma boa base nas matérias que mais valiam pontos para o meu cargo isso acabou me ajudando.


3. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou durante a preparação?  
Ter que conciliar a preparação para concursos com o trabalho. Até 2022 também tinha a faculdade para conciliar, o que me fez parar de estudar por algum tempo, como foi na época de elaboração do TCC. Para lidar com esse desafio, busquei por horários alternativos de estudo. Costumava acordar de madrugada para estudar, o que foi um grande acerto. Além de estar mais descansado para estudar, possuía menos distrações.


4. Você seguiu alguma estratégia específica de estudos? Como organizava sua rotina? 
Acordava por volta das 03:30hrs da manhã de segunda a sexta e estudava até as 06:40, quando parava e começava a me organizar para ir trabalhar. Além disso, em horários alternativos, como no deslocamento casa-trabalho-casa e na hora do almoço buscava resolver questões ou revisar algum conteúdo. A noite, quando retornava do trabalho, estudava às vezes, porém num ritmo mais leve por estar mais cansado. Iria dormir por volta das 21hrs. Aos finais de semana não acordava de madrugada mas também estudava, exceto se tivesse algum compromisso.


5. Utilizou materiais específicos, como videoaulas, PDF, questões, simulados? O que funcionou melhor para você?
Basicamente utilizava PDFs e resolvia questões. Foi o que funcionou melhor pra mim.


6. Como lidava com a pressão, ansiedade e momentos de desânimo? Já pensou em desistir?
Procurava visualizar o resultado acontecendo e todos os benefícios que isso traria para minha vida. Desistir nunca foi uma opção. Sempre tive em mente que esse resultado iria acontecer.


7. Qual foi o papel da plataforma de questões na sua preparação? De que forma ela te ajudou?
Fundamental. O TEC me ajudou demais a consolidar alguns conhecimentos. Além das questões em si, os comentários dos professores e os esqueminhas que alguns alunos colocavam nos comentários sanaram muitas dúvidas minhas e me ajudaram a criar um material de revisão.


8. Como foi o dia da prova? Alguma estratégia, nervosismo, imprevistos?
No dia da prova do CNU estava bem tranquilo. Essa é uma virtude que tenho pra fazer prova. Fui com a mentalidade de que fiz o meu melhor antes e se não acontecesse uma aprovação foi porque existiam candidatos mais merecedores naquele momento.


9. E a sensação ao ver seu nome na lista de aprovados?  
Muito boa. Na verdade a ficha ainda não caiu kkk...Mas o sentimento de ver um projeto de anos sendo materializado é muito gostosa.


10. Que conselho você daria hoje para quem está começando ou pensando em desistir?
Defina uma área de estudos e se especialize nela, adquira bons materiais e um bom sistema de questões (TEC é o melhor do mercado), comece a resolver questões desde o primeiro dia pois a prova é feita de questões e se mantenha constante no tempo. A preparação pra concursos é um projeto de médio/longo prazo e quem tem foco pra se manter firme nos estudos em algum momento colherá os resultados.