Paulo Igor Campos Santana Verçosa, 1º - Analista de TI - Processo Administrativo (DATAPREV - João Pessoa) e Outros

Já conhece a história de sucesso de Paulo Igor Campos Santana Verçosa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Guerreiros!
        
Sou Administrador e pós-graduado em Finanças. Minha experiência nesse mundo de concursos começou em 2009, quando fiz o concurso para Escriturário do BB “na sorte”, fiquei na 169ª posição e só fui chamado só 2011, aos 48 do segundo tempo. O meu primeiro erro foi que, na época, eu era tão inexperiente que nem li o edital da Cespe (o qual trazia a famigerada regra de uma questão errada anulava uma certa, aí já viu né?! rsrsrsrs), li alguns assuntos salteados e de péssima qualidade e dediquei apenas 5 noites pra ler esses materiais. Disse tudo isso para mostrar como não se fazer concurso. Fui chamado, porém, depois de muito tempo e durante a espera sofri (mas aprendi bastante) na área privada. 
 
Meu segundo erro foi ter me acomodado, fiquei 3 anos e 4 meses no BB fazendo um trabalho o qual não me identificava. Nesse ínterim fiz alguns concursos esporádicos, estudando errado sempre, tendo apenas um bom resultado na Hemobrás (19º lugar para Analista de Logística Farmacêutica ). Enfim, um belo dia acordei querendo mudar de vida e tentar seguir meu sonho, que é (ainda) ser Auditor. Para fazer essa empreitada fiz as contas e vi que precisaria de grana para me manter por, pelo menos, 2 anos e, como não tinha, resolvi refinanciar meu carro e tive a grande coragem de pedir demissão num emprego público federal. Tive apoio dos meus pais e amigos e vejo que foi uma das decisões mais acertadas da minha vida.
 
Como diz Lênin: “É preciso dar um passo para trás, para dar dois passos para frente.”, e foi o que fiz. Dessa vez as coisas foram diferentes, como não tinha mais nada (consequentemente não tinha nada a perder), passei a estudar os melhores concurseiros, procurei ler e entender a jornada dos primeiros lugares de concursos pesados. Após ler as técnicas e conhecer os melhores cursos (apenas online, nunca gostei de cursos presenciais), comecei a estudar de verdade em janeiro de 2015. Fui estudar em uma sala de estudo, porém a crise econômica foi deflagrada nesse período e praticamente não houve concurso para a área fiscal (fiz apenas dois) até o fim de 2016. 
 
Nesse período, cometi o terceiro erro: não ter foco. Passei a estudar e prestar para o que vinha pela frente, dentre os maiores fiz Analista de Controle Externo no TCE/CE, Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista Administrativo da ANAC, ISS-Goiânia e ISS-Teresina. Não obtive sucesso neles, porém me deixavam mais fortalecido a cada revés que eu levava. A partir daí passei a atentar também para os concursos de menor porte: fiz para Administrador na UFPB (5º Lugar), Técnico em Assuntos Educacionais na DPU (12º lugar), Analista de Auditoria de Contas Públicas no MPPB (25º lugar,) Administrador na UFRPE (1º Lugar) e Analista de TI – Processo Administrativo – João Pessoa/PB (1º Lugar). 
 
No mais deixo aqui alguns conselhos:
 
  • Saiba dizer não às coisas desnecessárias;
  • Dê atenção à sua família quando precisarem de você;
  • Seja disciplinado e constante, nem que seja meia hora por dia, nunca pare;
  • Aprenda com os concurseiros mais experientes, anotando seus acertos e, principalmente, atentando aos erros deles;
  • Tenha foco em uma área e, caso não seja possível resistir ao concurso lançado, tente manter seu núcleo básico e acrescentar as matérias novas de forma razoável;
  • Use materiais de qualidade, de cursos reconhecidos no mercado de concursos;
  • Resolva o máximo de questões que puder. O TEC me acompanha há muito tempo e sempre foi um dos meus maiores aliados;
  • Crie seus próprios métodos de estudo, não existe uma fórmula pronta para isso;
  • Seja positivo e cerque-se de pessoas assim, de negatividade o mundo já está cheio;
  • Faça alguma coisa que você gosta diariamente para recarregar as energias (nunca larguei minha academia e nem meu violão);
  • Quando bater o desânimo (inevitável), lembre-se de quantos sonham com o privilégio de estar no seu lugar;
  • Levante sempre mais forte a cada insucesso, isso faz parte do jogo; 
  • Agradeça sempre, todo dia;
  • Nunca desista, Deus está vendo tudo o que você faz para merecer o seu sonho.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.