Olá! Meu nome é Obed Leite Vieira, 29 anos, sou de Fortaleza, mas atualmente moro em Recife. Tenho graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente sou Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas de Pernambuco.
Comecei a estudar para concursos muito por conta das poucas oportunidades no mercado de trabalho na área de engenharia. Trabalhei em uma empresa privada que pagava abaixo do piso e exigia muitas horas de dedicação. Chegou um ponto em que eu não me via fazendo aquilo pelo resto da vida. Então vi nos concursos uma oportunidade de mudar de área. Pesquisei sobre a área fiscal e de controle e resolvi focar nelas.
Iniciei meus estudos em 2016, mas sentia que não estava rendendo (uma média de 15hs líquidas por semana), muito por conta das exigências do trabalho. No meio do ano, abriu concurso para o cargo de Auditor no ISS Teresina e resolvi tentar. Meu resultado não foi muito bom, mas sei que foi condizente com meu tempo de estudo. Com ele foi que percebi que, se quisesse passar mais rápido em um concurso, deveria ter mais tempo de estudo. Como já tinha juntado um dinheiro, pedi demissão onde trabalhava e passei a estudar 100% do meu tempo.
Já em 2017 não houve muitos concursos da área fiscal, mas abriu para área de controle no TCE PE. Resolvi então dar uma parada na área fiscal e me dediquei às disciplinas de controle. Antes do edital estudava entre 30hrs e 40hrs semanais. No pós edital, aumentei para 40-45hrs em média. Consegui terminar as disciplinas do edital umas semanas antes da prova do TCE-PE. Acabei ficando em 39º nele. Como não havia passado dentro das vagas, continuei estudando, mas voltei para a área fiscal.
Em 2018 e 2019, fiz os seguintes concursos: ISS Aracati (Auditor Fiscal 11º), ISS Sobral (Auditor Fiscal - fora do CR), ISS São Luís (Auditor Fiscal - 12º), SEFAZ-GO (Auditor Fiscal - fora do CR), ISS Petrolina (Auditor Fiscal - 10º) e CGE/CE (Auditor de Controle Interno - 12º).
Esse período de estudos focado durou aproximadamente 2 anos e meio, entre início de 2017 e meados de 2019, quando fui nomeado para assumir o cargo de Auditor Fiscal em São Luís/MA e me aposentei da vida de concurseiro. Em março de 2021, fui nomeado no TCE/PE, meu cargo atual.
Durante esse tempo de estudos, testei vários métodos, mas o que mais me adaptei foi o ciclo de estudos e, mais na frente, o estudo só focado em questões. Acho muito importante ir trocando de disciplinas depois de algumas horas, principalmente para quem está começando e tem que ler muito ainda de cada disciplina. À medida que eu conseguia avançar na teoria, inseria mais tempo para fazer questões. Aos trancos e barrancos percebi que, para chegar bem no dia da prova, a bagagem de resolução de questões tem que ser grande, principalmente de questões da banca do concurso. Nesse ponto, o TEC foi muito útil para o meu avanço nos estudos, pois eu podia fazer cadernos personalizados, rever meus erros, fazer cadernos com questões que eu julgava interessantes, monitorar meu desempenho, ... Essas facilidades que têm no TEC me ajudaram a me preparar melhor para cada prova que fiz, pois até mesmo as revisões de cada disciplina eu fazia por meio de questões no TEC.
Essa vida de concurseiro não é fácil. A dica que dou para quem está nessa luta é nunca desistir. Momentos difíceis vão surgir, dando aquela vontade de jogar tudo para o alto e ir fazer outra coisa da vida. Porém, temos sempre que lembrar que concurso é uma fila, só entra no cargo público quem insiste em permanecer nela. Além disso, se esforçar mais e mais pode fazer você "furar" essa fila e passar até antes de gente que está há mais tempo nessa luta. E no final tudo isso compensa. A sensação de ver seu nome no diário oficial é indescritível!!!
Dito tudo isso, desejo bons estudos a todos e sucesso nessa jornada!