Bom dia, boa tarde e boa noite! Meu nome é Nelson e atualmente ocupo o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-geral da União. O caminho até aqui foi marcado por algumas aprovações e muitas reprovações.
Minha caminhada começou em maio de 2020, em plena pandemia. Recém-formado e sem perspectiva imediatas voltei-me aos concursos da área Fiscal como luz guia. Após ter realizado sem sucesso diversas provas na área fiscal (Sefaz ES, Sefaz CE, Sefaz Al...), mudei o foco para a área de controle, onde finalmente galguei sucesso.
Abaixo, descrevo minhas aprovações com nomeações no DOU:
Algo indispensável para a aprovação em um processo seletivo é a resolução de questão TODOS os dias. Estudar para concurso é resolver questões. Para isso, meu parceiro diário (além de uma boa caneca com chá) era o TEC. Mesmo utilizando outras ferramentas de estudo como Flashcards e Resumos, o estudo por questões nunca saiu da minha rotina e posso indicar como a melhor forma de revisão que temos acesso.
Em minha jornada, sempre estabeleci metas de resolução de questões e, para isso, a criação de vários cadernos e utilização de filtros dentro do TEC foi fundamental.
Assim, concluo lembrando a todos que o estudo para concursos não é um sprint, não é uma corrida de 100 metros rasos. Ser concurseiro é enfrentar uma maratona nível Iron Man, em que a resistência, constância, foco e resiliência são testados e cada pessoa é levada até o seu limite. Continuem focados e tenham fé, pois o seu momento certamente chegará e seus esforços serão recompensados.