Iniciei esta etapa com uma preparação exclusivamente individual, ou seja, focava meus estudos na teoria e não tinha um planejamento adequado de divisão das horas por disciplina. Estudava duas a três disciplinas por dia com uma carga horária de 6 (seis) a 8 (oito) horas diárias durante 6 (seis) dias da semana. Mesmo com um bom tempo destinado aos estudos, não obtive o resultado almejado por falta de um planejamento adequado. Meu desempenho nas provas dificilmente passava de 73% (setenta e três por cento). Os melhores resultados obtidos naquela época foram: ICMS RS 2014 (70% de aproveitamento, classificação 177); TTRE RS 2014 (73% de aproveitamento, classificação 95); ICMS PE 2014 (70% de aproveitamento, classificação 232); ISS SBC 2014 (69% de aproveitamento, classificação 26).
Para melhorar meu desempenho e conseguir a almejada nomeação, precisava de um estudo mais eficiente. Devido a isso, procurei um coach para me auxiliar no planejamento dos estudos.
Em abril de 2015, iniciei a fase de estudos planejados. Inicialmente, as metas foram estipuladas em 45 horas semanais. Entretanto, a carga horária foi reduzida ao dividir os estudos com a profissão de Auditor Fiscal de Rendas Municipais da prefeitura de São Bernardo do Campo. Em agosto de 2015, tomei posse nesse cargo.
Mesmo com uma carga horária de estudo bastante reduzida (de 45 horas para 29 horas semanais), não impediu a melhora do meu desempenho. A perda na carga horária de estudos foi superada pelo acréscimo em qualidade de estudos. O salto em termos de qualidade veio do planejamento de estudos traçado em metas semanais com horas estimadas por assunto/disciplina, proporcionando um estudo de maior intensidade, sempre alinhado entre teoria e resolução de questões no TEC Concursos. Ao seguir com um estudo planejado, obtive um grande acréscimo em termos de desempenho. Dentre eles, destaco o desempenho de 87% (oitenta e sete por cento) no ICMS MA 2016 e no TCE SP 2017.
Para conseguir a aprovação, é necessário estudar com qualidade. O candidato precisa mesclar corretamente seu tempo entre teoria e resolução de questões. Agradeço imensamente a equipe do Tec Concursos por ter disponibilizado uma ferramenta simples de manusear e bastante eficaz na memorização dos temas estudados.
Fui nomeado nos cargos de ISS SBC 2014 (Cargo exercido anteriormente), TTRE RS 2014, ICMS MA 2016 (Cargo que exerço atualmente), TCE SP 2017, e ISS SLZ 2018.
Atenciosamente,
Nelson Mendes Feitosa Neto