Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Murilo Sousa, 25º - Auditor Federal de Finanças e Controle - Contabilidade Pública e Finanças (CGU)

Já conhece a história de sucesso de Murilo Hinojosa de Sousa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Olá, me chamo Murilo Hinojosa, atualmente sou servidor do TRF3, aprovado e nomeado nos concursos do TRF4 (2º lugar Seção Blumenau) e do TRF3 (57º lugar Seção Tribunal), além de recém-nomeado para a CGU (25º lugar Área Contabilidade e Finanças) e no aguardo da correção das discursivas do TCU (55º lugar Área Geral).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Eu estava frustrado com minha carreira. Desde que me formei trabalhei em uma só empresa, sempre me dediquei bastante e, apesar de ter aproveitado oportunidades de crescimento, viagens internacionais, desafios e tudo o mais, sentia que faltava um reconhecimento financeiro. Além disso, temia pelo futuro, já que via muitos colegas mais velhos (nos seus 50 anos) sendo demitidos.


Também houve influência da família de minha esposa: meus sogros são funcionários de carreira do Banco do Brasil e meu cunhado servidor da Secretaria do Tesouro Nacional (coincidentemente, mesma carreira da CGU!) desde 2012.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Foram quase 5 anos. Em 2018 e 2019 eu estudava para área de tribunais do judiciário e consegui conciliar razoavelmente bem com meu trabalho, estudando no trem a caminho e no retorno do trabalho e de final de semana (passei no TRF4 e no TRF3 para técnico nessa época). Porém, em 2020 a coisa começou a apertar: virei gerente na empresa, veio a pandemia, veio minha segunda filha e tudo junto me levou a um burnout. Para minha sorte, no fim de 2020 me nomearam no TRF4, e, junto com minha esposa, tomei a difícil decisão de largar minha carreira de 12 anos na engenharia para assumir como técnico judiciário, com uma redução de 35% do salário.


Hoje vejo que foi o melhor que eu poderia ter feito, pois com isso minhas responsabilidades no trabalho diminuíram bastante e pude dedicar mais tempo para o estudo, além de paulatinamente recuperar a sanidade mental. Entre 2020 e meados de 2022 estudei para área de controle trabalhando de home office: estudava pelas manhãs (antes do expediente da Justiça), de noite (entre 20 00 e 00 00, hora que as meninas estavam dormindo) e fins de semana (pouco, pois precisava dar atenção para minhas filhas, hoje com 2 e 4 anos).


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Questões são imprescindíveis. O desafio é saber usá-las (questões de fixação vs questões de revisão) e também marcá-las (erradas e difíceis) para revisá-las mais adiante. Foram cerca de 19.000 questões estudando para o TCDF e 15.000 questões estudando para o TCU/CGU.


O TEC tem, na minha opinião, uma das interfaces mais limpas dos sistemas de questões do mercado, o que ajuda muito na organização dos estudos. Além disso, seu sistema de filtros é muito prático e intuitivo, o que é fundamental para quem gosta de customizar os estudos, como eu. Por fim, a quantidade e qualidade dos comentários dos professores e dos alunos atende à necessidade dos concurseiros.

 

5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não subestimem o desafio que vocês estão encarando! A humildade é o primeiro passo para tomar a decisão de estudar sabendo que pode ser um projeto que levará vários anos.


Converse muito com a família, principalmente quem é casado e tem filhos! A comunicação aberta e transparente pode ajudar a reduzir um pouco o problema da ausência.


Apoie-se em quem entende! Não hesite em contratar uma assinatura do TEC e procurar dicas no YouTube sobre técnicas de estudo.


Estude, estude, estude! O material é importante, mas nada substitui o tempo sentando na cadeira se dedicando aos estudos.


Por fim, aproveito para agradecer minha esposa, pela paciência; meus sogros, que nos deram uma força enorme com nossas filhas; minha família, por entender minhas escolhas; os amigos mais próximos, pelo apoio incondicional mesmo sem saberem muito bem onde eu tinha me metido; e toda a equipe do TEC, por produzir um sistema de questões de tanta qualidade para a preparação!