Olá, sou Mila de Mônaco Silva Lemos, engenheira civil, tenho 36 anos e nasci em Ipiaú, Bahia. Hoje moro em Salvador, vim fazer faculdade em 2009 e acabei ficando.
Ao longo do tempo, meu salário foi diminuindo e as reponsabilidades aumentando. Além disso, trabalhar com obra te deixa na incerteza do local e da forma de trabalho. Obras acabam e começam em todos os lugares. Tinha uma insatisfação com os rumos da minha profissão. Daí, um belo dia, em uma conversa em um café com um amigo, vi que estava fazendo algo de errado com minha a vida e precisava agir. Comecei a sentir a necessidade de ir mais longe, de me desafiar, de melhorar minha vida, de decidir onde e como eu iria trabalhar. Após alguns meses de reflexão, resolvi estudar para concurso.
Comecei a estudar em março de 2021 e me tornei a Amazona de Chicote do TEC.
Antes de começar a estudar, fui ver algumas técnicas de estudos e testei algumas. Inicialmente escrevia muito em cadernos, perdia muito tempo e acabava não utilizando esse material depois. Com o tempo fui me desapegando do caderno físico e fui para o word.
Um acerto incrível foi a utilização dos flashcards, ele me ajudava na melhor utilização da memória recente. No início não entendia muita coisa, mas acertava a questão por já ter visto em meus cards. Várias questões eu acertei por conta deles, váriasss. O acerto mais necessário foi sair das redes sociais. O mundo vai continuar girando, as coisas vão continuar acontecendo e você vai estar sentado estudando, você não precisa saber o que não vai te acrescentar. Nada do que vai acontecer ao seu redor pode te abalar, então melhor não saber.
Trabalhei durante quase todo o período de estudos, com exceção do intervalo entre dezembro de 2022 e setembro de 2023, no qual pedi demissão e me dediquei exclusivamente aos estudos. Durante a preparação para o TCE BA, já tinha voltado a trabalhar.
O ano de 2021 foi de adaptação e testes de técnica de estudos e saída da vida social. Acordava entre 4:20 e 5:00. A partir de 2022 o bicho pegou, acordava as 3:00, estudava até as 7:00, ia trabalhar as 8:00, trabalhava até 17:30 e voltava a estudar quando chegava em casa até as 21:30, quando ia dormir. Final de semana era dedicação exclusiva aos estudos. Além disso, sempre que tinha uma oportunidade, estudava no trabalho. Tive total apoio dos meus colegas de trabalho nessa trajetória. Meu coordenador me deu apoio de todas as formas possíveis e impossíveis. Tive/tenho o melhor chefe do mundo. Rs
Antes de começar a estudar, eu tinha uma vida social super badalada. Nunca estava em casa ou sozinha, sempre estava com amigos ou família. Estava sempre pronta para uma balada, sempre online.
A partir de 2021 cortei total as saídas e via os amigos de vez em quando. A partir de 2022, a coisa ficou séria e me isolei de vez. Só saia de casa para trabalhar ou caminhar na orla. Passei a ver meus pais apenas nos intervalos das provas. Utilizava todo o meu tempo para estudar ou para descansar.
A cada não que eu dava para as saídas e para as pessoas, eram vários sins para minha aprovação.
Tive total apoio dos meus amigos e família. No início foi um choque muito grande e algumas pessoas reclamaram muito, mas depois entenderam e sempre que eu tinha um espaço entre uma prova e outra, eles se disponibilizavam para me ver de alguma forma. Meus pais tiveram muita paciência com toda a minha ausência e mesmo de longe, me davam muita força.
Inclusive, tudo isso começou por causa do meu amigo do café.
Um outro amigo, que vem desde a 3° série, me deu um sacode e me colocou no mundo dos concursos, me dando apoio em todos os sentidos, inclusive financeiro.
Um outro amigo me ensinou o caminho das pedras dos estudos e jogou uma corda de um lugar bem alto e me puxou para bem perto dele.
Um chefe que virou amigo e me apoiou para que eu fizesse todas as minhas provas e me ajudou a manter minha sanidade mental.
Tive uma rede de apoio maravilhosa e só tenho a agradecer. Cada um representou um papel importante e sem eles não teria sido tão perfeito. Alguns deles iam ao mercado para mim (para que eu não perdesse tempo), outros consertavam as minhas coisas que quebravam, outras acordavam as 5:00 no final de semana para caminhar na orla comigo, outros tomavam conta dos meus gatos quando eu viajava para fazer prova, outros me ajudavam na forma de estudar, outros arranjavam qualquer janela de tempo para saber como eu estava, outros deixavam um espacinho na agenda para uma ligação e todos me mandavam energia todos os dias. Tudo isso me fez chegar até aqui.
Estudei dois meses para o TCE BA. Vim da área fiscal e foi minha primeira prova na área de controle. Estudei 5 matérias novas nesse período. A prova do ISS RJ foi em setembro e em outubro voltei a trabalhar e comecei a estudar para o TCE.
Esses dois meses antes da prova foram muito difíceis por ter voltado ao trabalho, por causa das matérias novas e por estar exausta pela maratona de provas desde 2021. Fiz 12 provas ao todo, SEFAZ ES, SEFAZ AL, SEFAZ PA, SEFAZ AM, SEFAZ SE, SEFAZ BA, SEFAZ AP (2), SEFAZ MG, SEFAZ MT, ISS RJ E TCE BA. Desses, tive aprovação na Sefaz AP, ISS RJ e TCE BA.
Estudava em média 5 horas em dia de semana e no final de semana estudava entre 8 e 13. Quando estava em véspera de prova, o tempo aumentava. Foram 4520 horas líquidas de estudos e 35.629 questões pelo TEC em dois anos e nove meses de estudos, de março de 2021 a dezembro de 2023.
Fazia revisões diárias através dos flashcards. Tudo que era importante e estava nas questões do TEC, iam para meus flashcadrs. As vezes separava os baralhos, as vezes colocava no mesmo. Fazia pelo menos 2 horas de cards por dia. Quando tinha matéria nova, aumentava o tempo. Os cards me fizeram voar.
O TEC se torna nosso parceiro de todas as horas, quase 80% do tempo de estudo se passa nele. Nos sentimos amigos dos outros usuários e nos solidarizamos com cada história do fórum. Fazemos amizades com pessoas que estão no mesmo processo que a gente e vibramos com cada conquista.
O TEC tem um cuidado de manter os assuntos em dia, de gravar aulas dos assuntos importantes, de ter as respostas dos professores e atualizar a cada prova realizada. Fazer exercício é uma forma de dizer a seu cérebro: “entenda, encaixe e decore o que você estudou até aqui”. Além disso, pegar as manhas da banca e direcionar seus estudos. Considero de extrema importância a resolução de exercícios.
Acorde e durma no TEC! rs
Concurseiro precisa ter sua mente e seu corpo como seus aliados. Em véspera de prova ainda mais. Sempre estudei até a porta da prova, mas com a cabeça no lugar e sabendo administrar como que aquilo poderia me ajudar. Então absorvia o máximo de conteúdo que tinha separado. Na última semana, assistia as aulas de reta final para entender a aposta dos professores, intensificava os flashcards e os exercícios do TEC.
O mais importante é manter a mente no lugar e entender cada momento que você está passando. Se a mente não tiver boa, ela pode te colocar em lugares não tão legais. É isso que importa para a prova, sua mente boa para lembrar de tudo que você estudou.
Meu conselho é que você saiba o que quer e onde quer chegar. Trace seus planos, esqueça sua vida social, esqueça redes sociais, estude muito, faça muitas questões no TEC e tenha fé. Tenha disciplina e esqueça todo o resto, a única coisa que pode importar são seus estudos e onde ele vai te levar. Use todo seu tempo para estudar. Seus amigos de verdade continuarão lá, natal, réveillon e aniversários têm todo ano. Nada, nada pode importar mais que suas horas líquidas, sua mente organizada e seu corpo saudável. Faça seus tratos com o universo, faça sua parte, tenha paciência, tenha fé e o resto vem na hora certa.
O processo é dolorido, mas é incrível saber o super ser humano que você pode se tornar. Quando chegar sua hora, você vai ser capaz de fazer qualquer coisa. Se precisarem de um help nesse processo, to por aqui.
Olha, não vai ser fácil, mas é possível. Acredite em você!