Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Melissa Fonseca, 10ª (AC) - Estagiário - Curso de Direito (MPE PE - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Melissa Caroline Trindade Fonseca? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovada no MPPE para estagiária, 10° AC. Também fui aprovada no MP AM, cargo de agente administrativo, posição 270° AC e 37° no sistema de cotas raciais. 

E por último, 13°/15° nas cotas para o TRE SP, técnico judiciário.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Atualmente me encontro desempregada e minha única alternativa foi estudar para concursos. Sou de Recife/PE, advinda de escola pública, eu não tinha um direcionamento para concursos, pois não tinha ninguém na minha família para me orientar ou abrir meus olhos sobre. Meus pais queriam muito que eu me formasse numa faculdade para ter melhores chances de ascensão na vida, diferente da deles, que só terminaram o ensino médio e hoje ganham a vida em trabalhos informais : meu pai, em um lava-jato e minha mãe, como cuidadora de idosos. Lembro que minha saga nos concursos começou em 2020 mas eu inicialmente estudava para concursos militares, não tinha muita técnica de estudo, nem um site de questões e meu erro basicamente foi só querer assistir videoaulas. Nesse tempo também havia começado a pandemia, havia conseguido recentemente uma aprovação na UFPE, em Enfermagem e decidi trancar para me dedicar aos estudos para concurso desde esse tempo. Eu procurei um emprego em minha região e lá eu desempenhava a função de cambista de jogos e em minha loja eu não podia estudar, muitas vezes por supervisão dos supervisores ou gerentes, outras pelo fluxo constante de trabalho mexendo com dinheiro e com a mente. Mas mesmo assim eu dava meu jeito de estudar! Quando o movimento estava mais tranquilo eu sempre estava assistindo algumas vídeoaulas, lendo PDF e fazendo questões, porém ainda fazia muito pouca questões na plataforma do meu cursinho. Realizei alguns concursos sem êxito INSS e Sefaz PE, para auxiliar administrativo. Comecei a achar que essa vida de concurso não era para mim! Mas desde então não parei de estudar. Foi aí que decidi assinar o Tec concursos. Eu aprendi diversos tópicos de constitucional, administrativo, Português e administração pública no cursinho online e já não resolvia mais as questões do PDF nem da plataforma do cursinho, recorria diretamente ao tec concursos e filtrava as questões por ano, banca, assunto e foi aí que comecei a avançar, pois a cada erro eu lia as questões comentadas no site e anotava os erros para já me antenar nas próximas vezes. Também decidi, após 2 anos sair do meu trabalho para só me dedicar aos estudos para concurso e tudo melhorou. A princípio foi muito difícil ficar inativa, sem trabalhar, mas logo fazia do estudo o meu trabalho. Estudava todos os dias visando minha aprovação! Em 2023 consegui também uma bolsa no ProUni em Direito integral, pelo Enem. E já pude ter um contato maior com as matérias dos concursos que já não eram mais novidades para mim. Conciliei o estudo com a faculdade à noite e minha rotina de estudos pela manhã. Após ter reprovado nos 2 últimos concursos, eu não foquei mais em nenhum específico, mas eu procurei aprender as matérias que me serviriam de base para qualquer outro. Logo após passei no CORE - PE, CR para fiscal, não parei de estudar principalmente as matérias de Administração pública, depois veio o MP- AM e por último o TSE. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava? 
Estudo a cerca de 5 anos, porém de forma direcionada para carreiras administrativas em torno de 2 anos e meio. Antigamente eu estava sem foco, ora estudava para concursos militares, policiais, administrativos, etc... O planejamento foi primordial em minha rotina e definir um foco, e contar com a estratégia da resolução de várias questões para consolidar o conhecimento. Estudava em média 4/5h por dia, quando trabalhava. E quando pude ficar em casa, esse tempo aumentou, estudava praticamente o dia todo, só parando para me exercitar e ir à faculdade de noite. Quando tinha edital eu praticamente iniciava às 5:30h, fazia minhas pausas para minhas necessidades diárias, academia, faculdade, alimentação(...) e só dormia 22h/23h revisando tudo. 


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O pulo do gato é a resolução de questões! Se eu tivesse me atentado a isso eu não gastaria todo esse tempo em minha preparação. É interessante fazer um bloco por assunto principalmente matérias de Direito, logo após a leitura da lei ou videoaulas. E depois que já tiver em um bom nível em todas as matérias, em torno de 70%, é bom misturar todas as disciplinas em formato simulado para se adaptar ao dia da prova. O Tec foi essencial pela quantidade de filtros e questões disponíveis, os comentários técnicos nas questões feitos por grandes professores e pelas resoluções em vídeo das questões. Também consegui muitas provas anteriores no TEC, baixava e as resolvia!!! Já tentei outros sites de questões, mas o que mais me adaptei foi o Tec. Principalmente pela organização do site e facilidade de manusear a plataforma. 


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
O meu recado é: "Há um tempo determinado para todas as coisas debaixo dos céus". Não importa se a colheita não é/está sendo imediata, mas desde que não pare e se comprometa a melhorar um pouquinho a cada dia, sua hora irá chegar, no momento certo. Eu, por vezes, tive muita ansiedade, episódios de tristeza e pensamentos de desistir, por achar que aquilo não era pra mim. Porém, eu procurava me reerguer vendo depoimentos de aprovados, histórias e lições de vida e continuava minha luta até que viessem os primeiros frutos. Hoje sou muito agradecida a Deus, familiares, ao Tec e a muitos concurseiros e aprovados que compartilham sua jornada diariamente para nos motivar, isso foi essencial em minha jornada.