Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Mayelle Souza, 13ª (AC) - Analista Judiciário (TRF 5ª Região - 2017) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Mayelle Souza? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Colocação: 13º Lugar Sede, AC;
  • Cargo: Analista Judiciário de Procuradoria; Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), Colocação: 55º Lugar, AC;
  • Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária; Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), Colocação: 313º Lugar, AC.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história. 
Me formei em Direito no ano de 2017 e, desde então, me dediquei em tempo integral ao estudo de provas para concursos públicos. Tive a felicidade de ser nomeada em três dos concursos que fui aprovada, mas houve outros em que, apesar de ter sido aprovada, estava muito longe da nomeação de fato e outros que estive abaixo da nota de corte. Passei por diversos altos e baixos nessa caminhada, mas agora, ao olhar pra trás, já concursada, vejo o quanto cada sacrifício feito valeu a pena.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei, sem parar, entre 2017 a 2019. Foi um período curto, talvez, se comparado a outros aprovados, mas recheado de concursos. Consigo me lembrar de ter feito prova da FUNAPE, TRE-PE, TJPE, TRF5, TST, TRT6, STJ, TRT2, PGE, apenas para citar alguns. Vários desses não fui sequer aprovada, o que foi triste pra mim na época, mas ajudou a me aprimorar nos certames seguintes. Eu estudava de dez a doze horas líquidas por dia, pois decidi que me dedicaria 100% aos estudos. Tinha essa rotina de domingo a sexta, pois não estudava aos sábados por motivos religiosos. Com o tempo, essa rotina ficou extremamente cansativa, como é de se esperar. Em contrapartida, como eu tive a experiência prática dos concursos que fui reprovada, bem como meu próprio material personalizado de estudo, conseguia conciliar as novidades que vinham com a revisão do conteúdo.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Desde o começo eu sabia que estudar através de questões era o melhor caminho para a aprovação. Criei e mantive meu material de revisão com base em questões que fazia diariamente. Além disso, ao perceber as matérias que não dominava e o motivo, redirecionava minha atenção à doutrina ou jurisprudência, conforme a necessidade. Pra mim, o TEC Concursos é o melhor site para estudar questões, não apenas pelo fato de ter comentários de professores, mas também pela possibilidade do aluno fazer simulados e imprimi-los para fazer onde desejasse. Essa, particularmente, era uma função que usava bastante para testar meus conhecimentos e usar o material como uma forma de revisão posterior. Além disso, o TEC tem uma seção com explicações de diversas matérias atualizadas constantemente, o que me ajudou em diversos momentos. Considero o TEC como um auxiliador na minha jornada solitária como concurseira e sempre recomendo o site com muito carinho.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Estudar para concursos requer um auto grau de autoconhecimento e humildade. Tente entender a forma que você assimila melhor o conteúdo, seus horários mais (e menos) produtivos e se teste o tempo todo. Ao fazer esses testes, olhe para os erros cometidos e busque formas de transformá-los em acertos. E cuide da sua saúde mental porque, de fato, o caminho é tortuoso, solitário e cansativo. Mas eu nunca vou esquecer do dia que descobri que tinha sido aprovada no TRF5, em 13 lugar. Estava no supermercado com minha família quando saiu o resultado. Olhei com medo, tremendo. Mas ver meu nome naquela posição, trouxe lágrimas para meus olhos e para os do meus pais, que falaram para as pessoas do caixa que eu tinha passado. A sensação de estar vivendo um sonho pensado por tanto tempo, é extremamente gratificante e, a longo prazo, vale a pena.