Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Martony Borges, 86ª (AC) - Auditor Fiscal do Trabalho (MTE - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Martony Borges ? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá a todos os colegas dessa comunidade incrível de concurseiros do TEC Concursos. É com imensa alegria que escrevo esse depoimento contando um pouco da minha trajetória no mundo dos concursos públicos até a tão sonhada aprovação.


1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Minha primeira aprovação de fato foi para o cargo de Recenseador do IBGE, em 2022, em 5º lugar (Natal-RN). Após isso, conto com outra aprovação para o cargo de Auxiliar de Fiscalização do CAU/RN, em 2024, em 4º lugar (CR). Mas a mais importante de todas, sem dúvidas, foi a aprovação no CNU para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, em 2025, no 86º lugar (AC).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Biomedicina pela UFRN. Decidi começar a estudar para concursos logo após colar grau, pois os empregos na minha área de formação na iniciativa privada pagam muito mal (na cidade em que resido, Natal-RN), além do serviço ser muito desgastante. Como eu não via boas perspectivas na iniciativa privada com relação à remuneração e à qualidade dos empregos, decidi que minha única opção de ter uma boa remuneração exercendo minha profissão seria mediante concurso público. Foi então que comecei a estudar para a área de perícia criminal, chegando a prestar dois concursos para perito. Como eu ainda era um concurseiro iniciante, ainda estava aprendendo a como estudar para concursos, e os concursos da área de perícia eram de alto nível e sempre com pouquíssimas vagas, resolvi dar um passo para trás e passei a prestar concursos menores, os chamados "concursos escada". Então, mirei nos concursos de tribunais e alguns concursos locais de nível médio para cargos administrativos. Tais concursos foram muito importantes na minha trajetória, pois mesmo não logrando êxito, ia evoluindo e obtendo melhores resultados a cada prova, bem como consolidando os conhecimentos em diversas disciplinas. Até que no final de 2023 fiz uma escolha que iria mudar a minha vida. Foi quando fiz o concurso do TRT-RN e tive meu primeiro contato com o Direito do Trabalho. Eu me apaixonei logo de cara por essa disciplina. Não passei no concurso do TRT, mas pretendia seguir fazendo outros nessa área. Até que em janeiro de 2024 sai o edital do CNU, uma inovação no mundo dos concursos. E na escolha do bloco, optei pelo bloco 4 porque tinha Direito do Trabalho e era o único que eu conseguiria aproveitar os estudos para os concursos de TRT que eu pretendia seguir fazendo. O edital do CNU AFT foi o mais difícil em toda a minha trajetória como concurseiro, mas soube assim que o escolhi que essa aprovação poderia mudar a minha vida para sempre, tanto pela excelente remuneração como pela natureza do cargo, que possui uma grande relevância social. Então, mergulhei de cabeça nos estudos para o cargo de ATF.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo para concursos há 3 anos e meio. Eu encarei, durante esse tempo, os estudos para concursos como um emprego. Então eu me organizava para fazer uma carga horária de estudos semanal, de pelo menos 40h líquidas. Estudava todos os dias, de domingo a domingo, variando entre 4 a 6h líquidas/dia.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é uma etapa importantíssima nos estudos para concursos, uma vez que você testa os seus conhecimentos, começa a "pegar a mão" da banca em relação a forma de cobrar os conteúdos, além de ser um feedback para você fazer ajustes nos seus estudos e poder mapear os assuntos que está tendo um bom rendimento, bem como aqueles em que é preciso melhorar. E o Tec foi fundamental na minha preparação, pois é uma plataforma excelente, completa, com muitos recursos relevantes e com uma interface amigável e de fácil utilização. Sem dúvidas, o grande diferencial do Tec na minha preparação foi os comentários dos professores, em especial os da Profª Mariana Matos, de Direito do Trabalho, a quem eu faço questão de deixar os meus sinceros agradecimentos, pois apenas lendo os seus comentários nas questões, eu evoluí bastante os conhecimentos na disciplina, fato que foi de extrema relevância para a minha aprovação no concurso de AFT. 


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
O meu recado final para os concurseiros é: não desista, acredite no seu potencial, encare os estudos para concursos com seriedade, buscando sempre estar em constante evolução. Sei que esse ambiente pode ser bastante tóxico, em especial nas redes sociais. Portanto, evitem ficar se comparando com outros "concurseiros" de rede social. Foque apenas em você, naquilo que precisa ser feito para atingir seus objetivos, "faça o seu". Esqueça o fulano que fala que faz 200 questões por dia. Faça 30, mas faça bem feito, lendo os comentários dos professores e dos colegas nos fóruns, entendendo o porquê que errou, corrigindo a rota, pois mais importante que a velocidade é a direção. Defina um objetivo, um propósito na vida, trace um caminho, uma trajetória para chegar até lá. Foque em evoluir durante o processo! Porque uma hora o resultado chega e vale muito a pena! Faça a cada dia algo que o aproxime um pouco mais de um amanhã melhor.

Por fim, meu agradecimento ao Tec concursos, pois me fez evoluir consideravelmente como concurseiro, me fazendo chegar em outro nível, onde em menos de um ano, saí de um nível intermediário para um nível avançado. Gratidão, Tec!