Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Maria Barbosa, 81ª - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ CE)

Já conhece a história de sucesso de Maria Júlia Barbosa? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Fala Galera! Me chamo Maria Júlia, tenho 33 anos e sou formada em Nutrição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fui aprovada no concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ CE)/2021 em 81º lugar (AC). Além desse concurso, já fui aprovada com boas colocações em outros concursos: 2º lugar - Nutricionista Prefeitura de Florianópolis; 5º  lugar- Analista FAPESC; 6º lugar - Analista IPREV SC; 30º lugar - Analista SEA SC. Mas como todo bom concurseiro também coleciono reprovações e colocações não tão boas assim: ISS POA, SEFAZ DF, ISS Itajaí (131º lugar) e Analista SEFAZ SC (272 º lugar).  


Minha história no mundo dos concursos começou logo que me formei em 2014. Sempre quis trabalhar na área pública e no finalzinho da faculdade surgiu a oportunidade de fazer um concurso na minha área de formação. Estudei durante cerca de 3 meses e consegui passar em 2º lugar no concurso de nutricionista da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Trabalhei nesse cargo durante 4 anos. Porém, insatisfeita com a profissão, comecei a pesquisar sobre outros cargos e concursos públicos. A carreira fiscal foi a que mais me atraiu e desde 2019 decidi me dedicar e estudar para essa área.   


Como a maioria dos iniciantes da área fiscal, tinha como objetivo o concurso da Receita Federal, mas com a experiência entendi que a área é muito mais abrangente e logo mudei o foco para os concursos municipais e estaduais que já estavam no radar.  


Com relação a minha preparação, confesso que iniciar absolutamente do ZERO, não foi nada fácil, ainda mais vindo da área da saúde. Na verdade, não fazia a menor ideia do quão difícil seria! Mas com muita disciplina, vontade e persistência, de passinho em passinho, fui vendo que era plenamente possível.  


Depois de formar a base nas disciplinas, a resolução de questões passou a ser a maior parte do tempo dos meus estudos. Por isso, aconselho a investir em um bom site de questões e conhecer muito bem o histórico de cobrança da banca examinadora. Sem dúvidas, o TEC foi fundamental para minhas aprovações. Dentre as opções disponíveis no mercado considero a melhor, especialmente para quem tem como foco a área fiscal.  


Antes de finalizar gostaria de deixar aos colegas dois outros conselhos: 


1. Não se intimide caso sua formação acadêmica não esteja relacionada ao cargo que você almeja. Se realmente é isso que você quer, apenas comece e dê o seu melhor todos os dias! Conheço várias histórias como a minha de aprovados na área fiscal com formação em diferentes cursos superiores como psicologia, farmácia, letras, odontologia, história e tantos outros.  


2. Estude sempre para passar nas vagas, mas se não for possível, não desista nunca da prova. Dê o seu melhor para, no mínimo, deixar seu nome na lista de aprovados. A vida é cheia de boas surpresas e quando você menos esperar a vida pode te surpreender com uma convocação inesperada, como o que aconteceu comigo na SEFAZ CE. 


Desejo aos colegas muita força para continuarem firme nos estudos, com a certeza de que a aprovação de cada um logo chegará!!!