Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Marcus Riechelmann, 1º e 1º - Agente de Fiscalização (Pref Itapetininga - 2023) e Controlador Interno (Câmara Itapetininga - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Marcus Vinicius Riechelmann? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • 1º Lugar : Agente de Fiscalização - Prefeitura de Itapetininga - SP
  • 1º Lugar: Controlador Interno - Câmara de Itapetininga - SP


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou bancário, trabalho em banco privado e sempre atuei com vendas. Meu pai é servidor público e sempre me incentivou a estudar e prestar concurso, porém não tomava essa iniciativa por não gostar muito de estudar.  Eu já estava há um bom tempo insatisfeito com meu serviço, entretanto o comodismo não me permitia começar a estudar. Eu lembro que já pensava em concurso como opção, passei um bom tempo pesquisando sobre as áreas de concursos, me identifiquei com a área fiscal, cheguei até a comprar uma assinatura de cursinho em 2020 para começar a estudar, mas parei rapidamente. 

Em 2022 foi o nascimento do meu filho Heitor e a minha situação já estava um pouco mais complicada financeiramente. Na época eu estava passando por uma transição profissional, decidi pedir as contas do Santander para tentar empreender na área de Seguro de Vida na Metlife e me decepcionei bastante com o modelo de trabalho e negócio deles. Para mim foi o estopim, me vi com um bebê de alguns meses que iria depender de mim para o resto da vida e numa situação bem desconfortável, sem "emprego", sem uma renda fixa, confesso que me bateu um desespero por dentro. Neste momento eu jurei para mim que voltaria a estudar e não voltaria atrás, que independente da dificuldade eu não iria parar por nada até atingir meu objetivo. Foi neste momento, em setembro de 2022, que eu iniciei minha trajetória de concurseiro, mal sabia o buraco que eu estava me enfiando, mas enfim sobrevivi e estou aqui dando o meu depoimento. Em 2023 voltei a trabalhar em outro banco privado e segui estudando e fazendo algumas provas para área fiscal, até que em 2024 eu fiz a prova para Controlador Interno da Câmara de Itapetininga e passei em primeiro lugar. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo há 1 ano e 4 meses. Sobre a carga horária diária, pelo fato de trabalhar e conciliar com a paternidade faço uma média de 3 horas por dia. Fim de semana estudo mais, em média 5 horas.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é de suma importância como método de revisão, me ajuda a fechar lacunas de conhecimento e identificar os principais pontos cobrados pela banca. O TEC é uma ferramenta fantástica, uso os filtros por matéria para montar meus cadernos de questões e ao realizar bateria de questões acompanho o comentário do professor e dos colegas concurseiros que postam muita coisa legal. Além disso, quando tenho alguma dúvida maior recorro ao conteúdo teórico postado pelos professores, pois sou assinante do plano avançado.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Parece clichê, mas o sucesso está na constância. A constância te leva a repetição e a repetição te leva ao aprimoramento do conteúdo e de como estudar. Não tem segredo, qualquer um que se propuser a fazer chega.