Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Marcos Fonseca, 13º - Analista da Receita Estadual IV - SEF SC

Já conhece a história de sucesso de Marcos Fonseca? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Iniciei os estudos para área fiscal em 2017. O uso do TEC foi iniciado no segundo semestre deste ano. Neste momento eu já era concursado, trabalhava em escala de revezamento no centro de operações da distribuidora de energia de Rondônia, já havia constituído família e tinha um filho de 5 anos de idade. Fiz uma grande preparação em 2017, mesmo assim, fui reprovado na SEFIN/RO, SEFAZ/GO e SEF/SC, todos de 2018. Minha única conquista deste ano foi um 18º lugar no cargo de Assessor de Orçamentos na ALRO. Foram reprovações duras, todas por detalhes diferentes: inexperiência, uso de materiais incorretos, nervosismo, falta de base em algumas matérias. E ainda, acabei me separando no final deste ano. Foi difícil.

 

Em 2019, acabei conseguindo um 89º lugar na SEMEF - Manaus, mais um cadastro de reserva. Com apenas uma prova realizada em 2019, resolvi fazer as provas do SEFAZ-DF e SEFAZ-AL que aconteceriam no início 2020. Reprovei em ambas, e percebi que as demandas do meu trabalho não eram mais compatíveis com minha necessidade de aperfeiçoamento. Pedi demissão, com o objetivo de me mudar de Rondônia para Santa Catarina, e fazer a prova de analista administrativo do TJSC para poder me manter e continuar meus estudos de forma mais saudável. O problema é que após a inscrição, compra de passagens e todos os preparativos, em 2 semanas a pandemia estourou e tudo foi cancelado. 

 

2020 foi um ano difícil, sem provas, no primeiro semestre me dediquei a fechar o edital de TJSC, no segundo, resolvi estudar para o TCE-SC.

 

No início de 2021, resolvi me mudar de vez para Santa Catarina e comecei a fazer provas de pequenos municípios do estado, foram 3 provas para os cargos de procurador e auditor fiscal, 13º, 2º, e 3º, tive problemas na entrega do título da pós-graduação, cai nos dois últimos para 6º e 8º, respectivamente.

 

Por volta de abril de 2021 saiu o concurso do MPRS para analista, caí de cabeça no edital, e acabei conseguindo um 10º lugar na minha região de escolha. Por volta de agosto de 2021 resolvi fazer uma viagem para o norte do país, coincidentemente, saiu SEFAZ/RR antes de embarcar e já fui determinado a fazer a prova. Estudei muito, foi o estudo mais completo que já tinha feito, mas não foi o suficiente, mais uma reprovação. Fiquei na posição 187. Foi mais uma reprovação devastadora. 

 

Durante minha preparação para Roraima, o concurso para analista tributário da SEF/SC saiu, juntamente com o TCE/SC e a data da prova para o TJ/SC. acabei escolhendo fazer SEF/SC e TJ/SC, provas que aconteceriam em dezembro com apenas 1 semana de diferença. Meu foco era SEF/SC, mas não deixei de estudar para o TJ/SC, afinal, havia mais de um ano que não estudava certas matérias então tentei conciliar. Estava exausto, muito afim de desistir, mas continuei firme. 

 

Viajei para Santa Catarina 2 dias antes da prova do TJSC, fiz a prova em Criciúma. Na semana seguinte, viajei para Florianópolis, prova do SEF/SC. Achei que faria algo em torno de 80% em ambas as provas. Acabei fazendo 72,5% no TJSC conquistando o 56º lugar, e para minha surpresa, fiz 90% no SEF/SC, 13º lugar, uma grande conquista finalmente!!! 

 

Ainda não conquistei o cargo de auditor, mas a remuneração e os benefícios da SEF/SC são ótimos, estou muito feliz pela conquista. Neste momento, estou em recesso dos estudos, talvez volte em alguns meses, em alguns anos, não sei. Foram 5 anos de estudo sério, o cansaço bateu, ao menos que a RFB apareça por aí, estarei de recesso. 

 

Sei que várias ferramentas me ajudaram, e a principal, com certeza, foi o TEC Concursos. Quanto mais você aprende sobre o funcionamento do banco de questões, mais preciso será o estudo. Os filtros são ferramentas fundamentais e totalmente personalizáveis. Sem deixar de citar os grandes professores, Vítor Menezes, o saudoso Cyonil Borges e outros tantos, além dos excelentes comentários dos alunos, ótima plataforma!