1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
3º Colocada (CN)
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Edital - 01/2019)
Cargo: Analista Administrativo - Administração.
44º Colocado (AC) / 6º Colocado (CN)
Câmara Municipal de Aracaju (Edital - 01/2020)
Cargo: Assistente Administrativo
E outros...
2) Qual é a sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Auditoria e Controle pela Faculdade de Negócios de Sergipe.
Trabalhei em empresa privada dos meus 17 aos 23 anos. Em 2014, pouco antes de completar 24 anos, recebi uma proposta para trabalhar na Prefeitura Municipal de Aracaju - PMA em um cargo comissionado de Assessoria Técnica-Administrativa. Consegui me adaptar com facilidade e me apaixonei pela área pública. Depois de um tempo já estava ocupando um cargo comissionado de Consultoria. Mas em 2017 precisei encarar uma troca de gestão e percebi o quão incerto e vulnerável é um cargo comissionado. Após a mudança, permaneci na Secretaria que estava lotada, mas tive meu salário reduzido, o que só consegui reverter após um ano de muita dedicação. Foi aí que em 2018 iniciei meus estudos para concurso. Não queria mais sentir medo de ser exonerada, de ter minha remuneração reduzida sem prévia avaliação técnica ou de ter que voltar ao mercado de trabalho em busca de emprego na área privada, que em regra paga baixos salários e exige o seu máximo. Prestei meu primeiro concurso ainda em 2018. Fui aprovada, mas muito distante do número de vagas. Continuei a luta e em 2019 realizei o concurso da EBSERH para o cargo de Analista Administrativo. Fui novamente aprovada, mas em uma colocação bem melhor. Essa aprovação me motivou bastante e em 2020 decidi realizar o concurso da Câmara Municipal de Aracaju - CMA para o cargo de Assistente Administrativo. Vi que com a base que eu tinha e pelo número de vagas, mesmo sendo uma banca difícil (FGV) tinha uma grande chance de passar. As provas foram adiadas por conta da pandemia COVID-19 e só foram aplicadas em 2021. Antes disso descobri que estava grávida, mas tive um aborto espontâneo com 2 (dois) meses de gestação. Isso quase me destruiu. Foi bem difícil retomar os estudos, mas com ajuda de Deus, da minha linda família e de anjos que Papai do céu colocou em minha vida, consegui aos poucos voltar a estudar, realizei a prova e fiquei na 6ª colocação da lista de PPP e na 44ª da ampla concorrência. O concurso foi homologado em 2022 e em 2023 tomei posse para honra e glória do Senhor.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo para concursos há 6 anos e alguns meses, mas não de forma contínua. Parei algumas vezes por motivos diversos, mas continuo persistindo, pois ainda não cheguei no cargo que almejo.
Antes de tomar posse na Câmara Municipal de Aracaju estudava de 3 a quatro horas líquidas por dia e nos finais de semana um pouco mais.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Com a experiência que tenho hoje no mundo dos concursos, posso dizer que a resolução de questões não é o único fator que determina o resultado final, mas é o principal. Resolvi mais de 3.000 mil (três mil) questões quando estava estudando para o concurso da Câmara Municipal de Aracaju. Isso me ajudou a identificar os conteúdos mais cobrados, o perfil da banca e onde eu precisava melhorar.
O TEC foi um divisor de águas em minha carreira de concurseira, pois ajudou a elevar meu nível nos estudos, melhorar minhas colocações e chegar à primeira posse. É uma plataforma que disponibiliza questões atualizadas, inclusive de concursos com gabarito preliminar. Possui um layout muito agradável, o que é importantíssimo para pessoas que passam horas na frente de um computador e tem uma opção que amo, pois auxilia demais na concentração: o modo tela cheia. É possível criar cadernos de erros e resolver novamente as questões que você errou, sem falar que a maior parte das questões são comentadas por professores, dentre outros benefícios. O TEC foi indicação de uma grande amiga minha e hoje indico para todos os meus amigos concurseiros. Sem dúvidas não existe atualmente no mercado uma ferramenta melhor para resolver questões e te ajudar a chegar a tão sonhada posse!
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Só não é aprovado aquele que desiste! Persista, independente do que acontecer no meio do caminho.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Jeremias 29:11