Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Maiula Penha, 9ª - Auditor de Controle Externo - Área Contábil (TCM PA)

Já conhece a história de sucesso de Maiula Penha? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
TJ -MARANHÃO -Técnico área administrativa (66 CR)
TJ - PARÁ - Analista área administrativa (3 lugar cotas)
EBSERH - Analista área administrativa (28 CR)
TCE TOCANTINS - Auditor contábil (49 CR)
TCM PARÁ - Auditor contábil (9 lugar - nas vagas)


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.

Sou formada em ciências contábeis (2019) e a partir da minha formação decidi seguir na minha área. Enxerguei que as oportunidades seriam maiores e melhores. Decidi estudar para concurso sonhando com a tal estabilidade, por uma questão de realização profissional também e por não conseguir enxergar na iniciativa privada grandes perspectivas. Trabalhei desde muito cedo e sempre escutei da minha mãe que a única coisa que ela poderia nos deixar seria os estudos, sempre tive isso em mente.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?

Iniciei os estudos para concurso a partir do tão sonhado concurso do INSS em 2015 rs
Ao fazer essa prova eu passei por aqueles velhos erros de concurseiro iniciante, passei de 2016 até começo de 2018 esperando editais abrirem, fazendo concursos de nível médio na área administrativa e ai que no meio de 2018 vi que não estava conseguindo resultado e então contratei um mentor.


De inicio ele identificou o grande peso da minha rotina, nessa época eu fazia faculdade na parte da noite (2016 - 2019) e acumulava 9 horas de trabalho de segunda à sexta. Sempre trabalhei e estudei e durante o início da minha trajetória também acumulei a faculdade.


Mas estudar de verdade eu conto a partir de 2018 quando realmente consegui identificar os erros e comecei a ter resultados.


Minha carga horária sempre foi muito curta por conta do trabalho, na semana estudo em média 2:30 a 03:00 e nos finais de semana costumo compensar, conseguindo na grande maioria das vezes fazer 15 horas (sábado e domingo). Durante esses anos foram incontáveis os finais de semanas que abdiquei de outras coisas em busca desse sonho.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Na época que passei pela mentoria em 2018, um dos principais erros identificados no meu percurso foi a não realização de questões, de início eu não dava a devida importância e isso me custou muito caro. A partir de então coloquei isso como atividade diária e estabelecia metas de resoluções. Como eu não dispunha de tanto tempo, as questões sempre foram meu principal meio de revisão. Assinei o Tec por indicação de amigos quando migrei da área de tribunais para área de controle (2022), desde então tem sido uma das principais plataformas de estudos da minha preparação atual. Confesso que me surpreendi de forma muito positiva com o TEC, as questões sempre comentadas são um grande diferencial, sem falar da qualidade dos comentários e dos usuários em geral.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Acredito que a persistência seja o nome, muitos falam em disciplina e é importante, mas principalmente para pessoas que possuem uma rotina muito puxada como a que eu tive, isso acaba tendo um peso muito grande, a gente se cobra muito e muitas vezes não conseguimos porque o cansaço vai muito mais além que a vontade. Mas colocar Deus em todos os dias, ter sempre em mente que vai acontecer, mesmo naqueles dias mais improváveis em que pensamos (isso não é pra mim), acreditem, vai acontecer, Deus não deixa de recompensar o justo.  


A frase que me guia é essa :


"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!" - Mario Sergio Cortella