Iniciei os estudos para concurso público de forma despretensiosa em 2014, acreditando que em apenas 3 meses de preparação conseguiria a aprovação para Auditor do Estado do Rio Grande do Sul. Como eu atuava há alguns anos na iniciativa privada e não tinha convicção na mudança de área de atuação, não dei continuidade aos estudos, retomando-os eventualmente quando um novo edital era publicado.
Até que em meados de 2018, já decidido pela área pública e sem ter conseguido nenhuma aprovação relevante, percebi a necessidade de buscar orientação profissional. Desde então passei a estudar com materiais específicos e realizando o maior número possível de questões das principais bancas. Realizei alguns concursos depois disso, mas sem ser aprovado dentro das vagas. Até que no final de 2019 fui aprovado no cargo de Agente de Fiscalização Tributária do Município de São José-SC, sendo nomeado em 2020. Este é o cargo que ocupo atualmente.
Apesar da nomeação, dei continuidade aos estudos, dessa vez com foco no concurso do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), que tinha a particularidade de ser dividido em áreas de formação. Com isso, voltei a estudar os assuntos que praticamente não estudava desde a graduação em Economia. O concurso ocorreu no início de 2022 e, infelizmente, não fiquei dentro das vagas.
Decidi então parar de estudar para novos concursos, pois a rotina de muitos anos de estudo é desgastante. Porém, em setembro do mesmo ano foi publicado o edital para Auditor do Estado de Santa Catarina, da Controladoria Geral do Estado (CGE-SC), também separado por área de formação e com conteúdo muito similar ao que havia estudado no início do ano. Resolvi fazer uma nova tentativa, mas dessa vez estritamente focado em questões. E aí a importância do TEC Concursos na minha preparação, pois me permitiu ser assertivo no conteúdo mais exigido pela banca FGV.
Com isso, o tempo necessário para cobrir determinado assunto foi sendo reduzido. Nas preparações anteriores estudava em média 6 horas líquidas diárias, sendo que nessa última a média foi de 3 horas/dia e com descanso aos domingos. Contudo, costumo dizer que estudei para cada prova desde o momento que iniciei a vida acadêmica aos 6 anos, pois o conhecimento adquirido para resolver cada questão é obtido a partir do conteúdo acumulado de toda a vida.
Pela vontade de Deus, fui aprovado em 11º lugar neste concurso e estou aguardando a nomeação para assumir o cargo de Auditor do Estado de SC. Obtive algumas nomeações durante este percurso, principalmente ao longo de 2022 e 2023, oriundas de concursos realizados em 2017 e 2018, tais como para a Defensoria Pública e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e para os fiscos municipais de Caxias do Sul e Novo Hamburgo, além do cargo de controle interno do município de Não Me Toque, também no RS. Por isso, a mensagem que eu deixo para quem ainda não alcançou o cargo pretendido é que não desistam. Continuem firmes, estudando de acordo com que a rotina permita. Cedo ou tarde as nomeações acontecem.