1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
SEFAZ-CE, Auditor de TI – 14º Lugar geral,
TCE AM, Auditor de TI - 10º Lugar geral,
EMPREL, Analista de Infraestrutura de TI - 1º lugar geral,
SERPRO, Analista de desenvolvimento de sistemas TI - 5º lugar geral em Brasília,
TRF4, Analista de Infraestrutura de TI - 41º lugar geral
TRF4, Técnico de TI - 29º lugar geral
PF, Agente de Polícia – 1934º lugar geral
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Em 2017, me graduei em Engenharia da Computação pela UFPE e, logo após a formatura, assumi o cargo de Engenheiro de Software em uma multinacional onde estagiava. Apesar de gostar da empresa e do trabalho, sentia que queria desafios maiores.
Eu lembrava sempre da minha época de ensino médio em que estudava para concursos militares. Nessa época, fui aprovado para os concursos da AFA (piloto) e EFOMM, mas acabei não sendo aprovado para o curso de engenharia da computação do ITA, que era meu foco. Então, fiz uma análise desse período e decidi voltar a estudar para concurso, só que desta vez buscando corrigir alguns pontos fracos com base nessa minha experiência passada.
Meus pais também tiveram uma grande influência nessa decisão, pois ambos eram servidores públicos e cresci ouvindo falar da importância da estabilidade financeira que o cargo público traz.
A princípio, escolhi focar no cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, entretanto, após sair o concurso para Auditor Fiscal - Especialidade TI do SEFAZ-BA, descobri que poderia trabalhar com auditoria na minha área. Apesar de esse ser um cargo bem específico, felizmente tem saído bons concursos ultimamente.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo há cerca de 3 anos. Minha média de tempo de estudos tem sido de 7 a 8 horas líquidas ao dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o TEC te ajudou nessa tarefa?
Hoje em dia o TEC é minha principal plataforma de estudos. Tenho um estudo inteiramente voltado para a resolução de questões e o TEC me ajuda a identificar quais assuntos erro mais, assim eu posso dar mais atenção a eles.
Nos quesitos usabilidade do sistema, comentário dos professores e quantidade de questões o TEC é a melhor plataforma. Além disso, a seção estatísticas também é uma importante ferramenta para o concurseiro que quer controlar melhor seu desempenho.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Apesar de todas as dificuldades, com foco e dedicação qualquer concurseiro pode conseguir a aprovação. Portanto, confie em si mesmo, você tem o potencial! Estude sempre que possível e lembre que se você está abrindo mão de passar tempo com família, amigos… é para no futuro ter tudo isso e ainda um bom emprego com uma boa estabilidade financeira possivelmente pelo resto da vida.