Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Lucas Veloso, 88º - Auditor de Controle Externo (TCE-PE - 2017) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Lucas Dias Veloso? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Auditor de Controle Externo do TCE-PE  (2017) - Posição: 88° (Cargo que ocupo atualmente)
  • Analista de Controle Externo do TCE-PE (2017) - Posição: 16°
  • Auditor Fiscal de Teresina (2016) - Posição: 21°
  • Analista Judiciário, Área Administrativa, do TRF 1° Região (2017) - Posição: 6°
  • Analista Bancário do Banco do Nordeste (2014) - Posição: 1° 


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formado em Engenharia de Produção, pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e em Ciências Contábeis, pela Universidade Estácio de Sá.
Meu interesse em prestar concurso público começou desde quando estudava engenharia, na faculdade. Contudo, era um desejo bastante tímido, visto que na época o mercado para engenheiros estava em alta, e o setor privado era bastante atrativo.
Quando me formei, na metade de 2013, a demanda por engenheiros começou a diminuir, e com isso a dificuldade de ser aprovado em um processo seletivo nas grandes empresas. Dessa forma, o interesse por concurso público voltou.
Nisso comecei a pesquisar sobre cargos públicos, suas vantagens em relação ao setor privado e como deveria me preparar para as provas de concursos. Assim, ao me informar sobre essa nova possibilidade de carreira, percebi que era isso que eu realmente queria e me joguei nessa caminhada.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Até a minha aprovação no TCE-PE, foram aproximadamente 4 anos de estudo, período no qual estudava entre 6 a 7 horas por dia. 
Nunca fui uma pessoa de ficar muitas horas por dia estudando, contudo, sempre fui muito constante e estudava diariamente, nem que fosse apenas 1 hora, para que eu não perdesse o hábito do estudo diário. Acredito que o mais importante não é quantidade de horas estudadas, mas sim a constância e a forma de estudar.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi fundamental para minha aprovação. Meu método de estudo na maioria das disciplinas consistia em ler a teoria apenas uma vez e depois estudar apenas por questões. Nas matérias que não havia muitas questões, eu utilizava outro sistema de memorização, como o Anki.
Na minha opinião, esse foi meu maior diferencial, pois, ao focar majoritariamente em questões, eu conseguia revisar a disciplina, memorizar melhor os assuntos e, ao mesmo tempo, treinar para o dia da prova. Com o tempo, a gente vai aprendendo como cada banca trabalha e os assuntos que elas mais cobram, e, no dia da prova, a resolução se torna mais rápida e fácil.
Dessa forma, o TEC foi essencial na minha preparação e a principal ferramenta nessa minha caminhada, pois eu utilizava o site todos os dias e na grande maioria das horas estudadas. Acredito que mais de 80% do meu tempo tenha sido utilizado nesse site.
O TEC tem todas as ferramentas que um estudante precisa para chegar em alto nível no dia da prova. Quantidade enorme de questões, excelentes comentários de professores, possibilidade de criar cadernos personalizados, um sistema de filtros que permite selecionar as melhores questões para resolver e informações estatísticas do aproveitamento do aluno, a fim de que ele possa analisar seus pontos fracos e no que precisa melhorar.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não vou dizer aqui que o estudo para concurso é algo fácil, pois não é. Exige muita disciplina, preparação e, principalmente, persistência para superar as adversidades que virão nesse caminho. 
Contudo, nunca deixem essas dificuldades te desanimarem e sigam em frente até alcançarem seus objetivos, pois, no final, tudo isso vai valer muito a pena. Além disso, todo esse esforço vai servir para que, lá no final, vocês se sintam mais merecedores dessa conquista.