1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Profissional Petrobrás de Nível Técnico (PETROBRAS)/2024 - Administração - Suprimento de Bens e Serviços em 3º lugar (AC) - Sudeste
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Concluí nesse ano o curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Antes estudava Arquitetura e Urbanismo - um sonho realizado - e no último ano largo o curso porque, no meio do caminho (no final quase), percebi que a área não era para mim.
Escolhi estudar para concursos motivado por não querer mais participar de processos seletivos com julgamentos arbitrários do setor privado, por meus pais que cresceram e viram no setor público uma vida segura e tranquila, por entender que sair de arquitetura e entrar em outro curso para só depois trabalhar tomaria muito tempo.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo desde junho de 2021, iniciando a jornada para o certame do Banco do Brasil para agente comercial. De lá até a preparação para o edital da Petrobras, ressalto que foi um caminho de muito mais baixos do que altos e me arrependo muito de não ter sido tão focado nessa etapa. Talvez nesses 3 anos (junho de 2021 até junho de 2024), devo ter estudado um total de, no máximo, 120 dias. Então, considerando tudo isso, minha carga horária diária variava muito de acordo com meu humor e, por isso, havia semanas em que estudava somente duas horas em dois dias, semanas em que estudava nada e semanas que estudava mais de trinta horas divididas em seis a sete dias.
Quando saiu o edital da Petrobras, em dezembro de 2023, decidi que ia estudar focado para essa prova, afinal havia perdido a oportunidade anterior naquele mesmo ano. A partir dali, peguei os tópicos que ainda precisava ver e montei uma estratégia de estudos e revisões para chegar bem no dia da prova (24 de março de 2024, quase 3 meses depois). E, assim, estudei por uma boa parte desse pós-edital em torno de duas a quatro horas por dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Fazer questões deve estar em todos os momentos do seu estudo. Se possível, antes de estudar, depois de estudar, nas revisões, no banheiro, qualquer momento é momento de fazer questões. É aprovado quem acerta mais questões (discursivas ou objetivas) e não quem faz o melhor resumo.
A organização do TEC para criar, resolver e atualizar cadernos foi o que me fez escolhê-lo e não os concorrentes. Gostaria de ter feito muito mais questões, mas ter tido um dos maiores, senão o maior, número de acertos na prova da Petrobras (88 de 100 questões) é um indicativo de que o TEC teve um grande impacto nessa conqusita.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A melhor frase que posso colocar aqui é "tenha autoconhecimento". Entenda o que serve e o que não serve pra você, então, no começo, teste o máximo que puder pra evitar que estes testes surjam numa fase mais avançada do seu estudo. Logo, assista à videoaulas, leia pdfs, leia livros, faça resumos, faça questões. Claro, há estratégias que funcionam bem pra maioria, mas o que serve pra maioria pode não servir pra você.