1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
- ISS RJ 2023 - 30º
- ICMS MA 2016 - 150º
- ISS São Gonçalo 2016 - 9º
- ISS Cuiabá 2016 - 66º
- ISS Criciúma 2017 - 36º
- ISS Araruama 2015 - 64º
- ISS Tanguá 2017 - 8º
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Ciências Navais pela Escola Naval. Minha trajetória como concurseiro começou cedo, aos 15 anos, quando logrei êxito no concurso do Colégio Naval. Em seguida, fiz o ensino superior na Escola Naval. Me formei oficial, mas logo no final do primeiro ano de formado comecei a estudar com foco na área fiscal. Em 2019 tomei posse como Auditor Fiscal do município de São Gonçalo, cargo que ocupo até hoje, tendo deixado a Marinha já como Capitão-Tenente. No final de 2022 retomei os estudos, com foco no ISS RJ. Foi um período corrido (aproximadamente 8 meses de estudo até o dia da prova), pois tinha pouco tempo para rever tudo, me atualizar e ainda aprender as jurisprudências. Graças a Deus deu certo, tendo sido aprovado nas vagas.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
A minha primeira aprovação para área fiscal (ISS SG), foi com 1 ano e 7 meses. Fiz mais alguns concursos nessa época, mas acabei optando por ficar no ISS SG. Um pouco antes de tomar posse em São Gonçalo, parei os estudos. Depois de mais de 4 anos parado, retomei os estudos para o ISS RJ recentemente, totalizando mais uns 8 meses de preparação.
Eu sinceramente não contabilizava quantas horas estudava. Eu ia por objetivos (Ex: Ler 20 pgs, fazer 20 questões, etc), pois assim me desligava do tempo e focava mais. Quando eu não estava trabalhando, na academia ou na Igreja, eu estava estudando. O estudo sem dúvidas preenchia grande parte do meu dia. Mas eu não gostava de ficar contando. Acho que isso vai de cada um, mas eu não me sentia bem ficar contando o tempo, pois isso me deixava ansioso. Conseguia me organizar bem por objetivos.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O Tec foi fundamental e um pilar importantíssimo para minhas aprovações. Usei o Tec tanto na primeira vez que estudei para área fiscal, quanto agora para o ISS RJ. Como disse, eu não tinha muito tempo até a prova do ISS RJ. Com a bagagem que eu já tinha na maioria das matérias, fui direto para as questões. Estudei teoria só das específicas. Dessa vez meu estudo era quase 100% por questões, inclusive na matéria de TI, que estava bem diferente da primeira vez que estudei para área fiscal. Não deu nem tempo de ler a teoria dessa matéria, então tive que fazer o estudo reverso por questões. Eu relembrei as matérias, reaprendi, memorizei e aprendi jurisprudência atual tudo por questões do Tec. Até para as específicas fiz diversas questões inéditas do plano avançado. Os comentários dos professores são sensacionais. O fórum dos alunos também é um enorme diferencial. Ali aprendi vários bizus para memorizar diversos assuntos difíceis. Fiz e refiz diversas questões. Da última vez que vi nas estatísticas do Tec, eu tinha feito umas 5 mil questões, só nesse período de preparação do ISS RJ.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Se você tem um sonho, não desista. Dias difíceis com certeza virão, mas sempre tenha em mente que para conseguir algo grande não será fácil. Nos dias de desmotivação, deixe a disciplina fazer seguir com o plano. Não se guie só pela motivação. Somente faça o planejado, que com o tempo a vitória virá. Não se compare com os outros, pois cada um tem sua história e dificuldades, mas tenha em mente que todos os aprovados têm um ponto em comum: a persistência. Não existem atalhos. Tenha paciência de vencer cada etapa e quando você menos esperar vai ver seu nome na lista de aprovados. Por fim, confie que Deus sempre tem o melhor para cada um de nós e tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.