Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Lilia Olivier, 14ª - Analista de Gestão (TCE-PE - 2017) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Lilia de Andrade Olivier? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Analista de Gestão – TCE PE (nomeada em 2019) – 14ª colocada;
  • Analista Judiciário – Área administrativa – TRF1 – 7ª colocada. TRE MG aproveitou a lista e nomeou em 2020;
  • Auditora Fiscal – Sefaz Maranhão (nomeada em 2023) – 196ª colocada.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou graduada em engenharia química pela UFV. Decidi estudar para concursos por não ter me identificado com o curso e porque queria ter a estabilidade do serviço público. Comecei a me interessar pela área fiscal após conversar com duas amigas filhas de um auditor da RFB. Não sabia praticamente nada sobre as matérias que eu estudei até passar. Mas me inscrevi numa consultoria desde o início que me enviava metas semanais e acho que ser guiada por alguém que já tinha passado pelo processo de estudar pra concurso me ajudou muito.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei por 3 anos para concurso, me dedicando em tempo integral. Nunca medi as horas estudadas, mas era em torno de 6 horas líquidas por dia. Acordava cedo e tinha como compromisso bater a meta semanal enviada pela consultoria. Em pós-edital eu tentava fazer um pouco mais. Mas nunca rendi muito estudando no período noturno.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O TEC foi muito importante na minha preparação. Após ter uma base teórica nas matérias, eu praticamente revisava só por resumos e questões no TEC. Durante os pós-editais eu fazia muitas questões no TEC para fixar as matérias e ter uma ideia de como era a cobrança da banca do concurso que eu estava me preparando. Os comentários dos professores são muito bons e algumas questões eu via os comentários dos alunos no chat. Acredito que o estudo ativo (como fazer questões) é um dos segredos da aprovação.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Eu tenho um tio que fala sempre que concurso não fazemos pra passar, fazemos até passar. Só quem suporta o processo e todas as reprovações, alcança o objetivo final.

Ninguém nasceu sabendo. Estudo é repetição. Também tive as matérias que tive muita dificuldade. Reprovei várias vezes. Mas sabia que minha hora chegaria e que tudo teria valido à pena. Sou muito feliz no serviço público. Recentemente completei 5 anos como servidora pública.

Resolvi escrever o depoimento porque muitas vezes quando o desânimo batia, eu ia ler depoimentos de pessoas aprovadas. As reprovações fazem parte. Procurem entender onde você precisa melhorar para ser aprovado. Acreditem que a hora de vocês vai chegar! Não esperem incentivos de outras pessoas. A maior força que temos vem de dentro de nós mesmos. Bons estudos a todos!