Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Larissa Castro, 26ª (AC) - Contador (AGU - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Larissa Castro? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Meu nome é Larissa Guimarães, tenho 25 anos e fui aprovada recentemente no Concurso Público Nacional Unificado para o cargo de Contador da Advocacia Geral da União, cargo que inclusive já estou em exercício. Anteriormente já exerci um cargo municipal e outro cargo estadual, tendo ingressado no serviço público aos 20 anos.

Eu decidi começar a estudar para concursos nos primeiros períodos da faculdade de Ciências Contábeis, após ouvir um depoimento de um aprovado. Portanto, sempre me dediquei aos estudos tendo este objetivo. Conquistei minha primeira aprovação antes do esperado, no 5º período da faculdade, em 1º lugar no cargo de Controlador Interno da Câmara de Patrocínio, não tendo assumido por ainda não possuir o diploma exigido (já que ainda estava no meio da faculdade). Logo em seguida, fiquei também em 1º no concurso para Técnico em Gestão da prefeitura da minha cidade, e como a exigência deste era nível médio, consegui assumir meu primeiro cargo antes mesmo da formatura. 

O segredo para ter muitas aprovações? ter muitas reprovações rs! Concurseiro precisa se testar e fazer prova. Até chegar à aprovação no CNU, e ao meu cargo atual, prestei mais 27 concursos, a maioria para cargos contábeis e alguns para auditor, tendo figurado na lista final de aprovados em 16 deles, como o concurso de Consultor do Tesouro da SEFAZ ES (20º). Utilizando a bagagem de provas e experiência adquirida prova após prova, fiz vários pelo caminho que não foram meu foco de estudo, como o concurso de Oficial do MP MG, tendo conquistado a 7º colocação geral com mais de 55 mil inscritos.

O CNU foi aplicado em uma fase que eu havia deixado o estudo em segundo plano há cerca de 1 ano, pois havia recebido diversas oportunidades de lecionar (que sempre foi minha paixão), e não conseguia conciliar tudo, por isso foi novamente um concurso que prestei confiando na base bem feita de estudos feita anteriormente. E deu certo.

Sempre tive um estudo muito tranquilo, pois sempre conciliei com a faculdade e com o trabalho. Sempre valorizei mais a constância e a qualidade, do que a quantidade de horas. 

As questões sempre foram a base do meu estudo. Digo com frequência que o estudo teórico é importante, mas não é o objetivo final do estudo. É um meio, para se chegar ao fim, que é acertar e, principalmente, entender as questões, para acertar com segurança no dia da prova. 

Uso o TEC desde 2019. Já resolvi mais de 30 mil questões somente por lá, e é impossível desvincular minha trajetória nos concursos dele. Meu estudo para o Auditor do ISS SP, por exemplo, foi quase que exclusivamente através de questões no TEC, tendo conquistado na prova objetiva a 17º posição. Hoje sou professora e indico para todos os meus alunos.

O conselho que dou é: comece! Não importa suas condições atuais, lá na frente você agradecerá por ter começado hoje. Mesmo que comece de maneira imperfeita, você irá se descobrindo e ajustando o que funciona ou não com o tempo. Não existe fórmula secreta, se organize, estude a teoria de maneira bem feita (invista tempo de qualidade, mesmo que hoje pareça desperdício, você irá construir uma base sólida que irá te acompanhar por toda a vida), revise periodicamente, e faça MUITAS questões, sempre tentando aprender com cada uma para não prosseguir com dúvidas. Os comentários dos professores e até dos alunos (existem muitos excelentes no TEC) irão te guiar nessa jornada.

Bons estudos e que você conquiste o cargo que deseja!